Notícias Maia

A Cascata de S. João pode ser visitada em Pedrouços

Partilhas

Está em construção há 17 anos, tem mais de 10 mil euros investidos e demorou uma semana e meia a ser montada. A cascata de S. João, da autoria de David Silva, pode ser visitada em Pedrouços.

O obreiro, David Silva, conta que há 17 anos atrás numa visita ao Senhor de Matosinhos com a sobrinha de 5 anos, comprou alguns bonecos que por lá viu e, assim, começou a construir em casa a “Cascata de S. João”. Um trabalho realizado com carinho e peça a peça, já lá vão mais de 400 bonecos, num investimento que ultrapassa os 10 mil euros, mas que para o pedroucense, tem um valor incalculável.

A peça é montada em madeira, com alguns automatismos construídos com arte e engenho. Por exemplo, para construir o Teleférico de Gaia, foi necessário recorrer a alguma imaginação, aproveitando o motor de um microondas, que permite manter as cabines em constante movimento. Nesta Cascata estão representados os Clérigos, a Ribeira, a Sé do Porto, a Ponte D. Luis, os barcos rabelos, sem esquecer alguns marcos da Maia, como a Torre do lidador e claro a Igreja e o Rancho de Pedrouços.

Habitualmente exposta em casa do autor, é visitada frequentemente por curiosos e sobretudo por escolas, que levam os mais novos a conhecer o trabalho de David Silva.

Joaquim Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços, tentava há anos trazer a “Cascata” para expor no edifício da Junta de Freguesia, mas sem sucesso. Só este ano é que David Silva, que também pertence à Comissão de Festas da Nossa Senhora da Natividade, resolveu transportar a Cascata de S. João para a Junta de Freguesia, onde permanecerá durante este período festivo. Para o Presidente da Junta de Freguesia, este é um trabalho que merece ser exposto e divulgado, estando a Junta de Freguesia disposta a apoiar a iniciativa.

A inauguração decorreu ontem, sábado, dia 9 de junho, tendo contado com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, do Vereador Paulo Ramalho e de largas dezenas de Pedroucences.

COMENTE

Partilhas

Newsletter

E-mail
Top