Aluno do Castêlo da Maia representa Portugal nas Olímpadas da Ciência

O jovem Diogo Rodrigues, aluno da Escola Secundária do Castêlo da Maia, representará a Maia nas Próximas Olímpiadas da Ciência entre 7 a 14 de maio de 2017, na Dinamarca.

A revelação foi feita esta sexta-feira pela Câmara da Maia, a qual referiu que Diogo Rodrigues participou, juntamente com Gonçalo Rodrigues, colega de turma do 11º A da Secundária de Castêlo da Maia, na prova de seleção da Olimpíada da Ciência da União Europeia, que se realizou nos passados dias 2 e 3 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Ambos haviam conquistado o primeiro lugar nas Olimpíadas de Física Escalão A – Medalha de Ouro 2015, o que lhes garantiu o direito a estarem presentes na prova de Lisboa, que culminou no apuramento para a competição que se realizará na Dinamarca, conforme explicou a autarquia maiata.

Diogo Rodrigues (na foto a ser recebido pelo presidente da autarquia, Bragança Fernandes) acabou por ser o selecionado para as Olimpíadas da Ciência, nas quais integrará a equipa que irá defender as cores de Portugal.
“A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes na faixa etária dos 16 anos ou menos, especialmente interessados no ensino das ciências, e pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia”, explicou a Câmara da Maia.

A organização da participação portuguesa é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.
Na Dinamarca, e à semelhança das edições anteriores, estarão representados mais de 25 europeus. A primeira participação de Portugal remonta a 2008 e, desde então, a delegação nacional apresenta a competição duas equipas de três alunos cada.

De realçar a medalha de ouro arrecadada por Portugal em 2016 e as de prata conquistadas nas edições de 2012 e 2013.

Fonte: porto24.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *