DSCN1522 copy

Andrade Ferreira: Homem, Médico, Cidadão

1.- conhecemos andrade ferreira há muitos anos. sabemos das suas capacidades. como homem. como médico. como cidadão. antes de mais andrade ferreira é um cristão comprometido. é daqui que lhe vem o animo para ser como é. homem doado aos outros. quem dele precisa chama. se é amigo ou inimigo não interessa. andrade ferreira lá está. josé antónio andrade ferreira dá assim o seu testemunho dum Deus em quem acredita. por isso é samaritano. quando encontra alguém caído pela estrada da vida andrade ferreira serve de amigo. é assim. já precisei dele inúmeras vezes. onde for ele está. uma vez fui ao seu consultório e sagaz como é médico de profissão enviou-me para o hospital. tinha razão o meu coração precisava de medicação. outra vez foi a minha vesicula. entrei no hospital de santo antónio de noite. de manhã ao acordar tinha andrade ferreira comigo. se alguém necessita dele pode contar. lembro-me de uma pessoa de lisboa. tinha a mãe em lisboa doente num hospital. queria saber dela. como é natural. telefonou ao zé. andrade ferreira atuou de imediato. estas coisas não se pagam. nem ele quer. andrade ferreira é casado com uma mulher que é como ele. tem dois filhos. um rapaz e uma rapariga. o rapaz faz anos no mesmo dia que eu. só podia ser boa pessoa. mas a sua filha que não faz anos como eu no mesmo dia é também excelente. só nos podem dar mais valias como agora se diz.

2.- andrade ferreira não é só médico. geral e especialista em medicina do trabalho. do melhor que existe. sempre atento. leva a medicina do trabalho ao ponto que noventa por cento desses especialistas nem sequer sabem. olha para o trabalhador como pessoa digna. sempre atento e realizando estudos para que a doença não se dê. isto é que é um médico do trabalho e o zé é exemplar. sei porque trabalhou comigo ou eu com ele ou as duas coisas. encontrei no trabalho um companheiro pronto a defender e a repartir o seu pão com os outros. mas dizia que não é só médico. também é homem. por isso também é político. dos sérios. foi presidente da assembleia de freguesia de vila nova da telha. com muita competência. é há anos deputado na assembleia municipal da maia. que o digam os seus que dizemos adversários políticos. bom senso e de uma gratuidade total. perde sempre em termos financeiros. ganha em serviço prestado à sua comunidade. um bom tribuno. seria um ótimo presidente de câmara. sei que não quer. porque ele não quer o poder. quer o serviço. assim na oposição presta um serviço grande à população e ao próprio poder. ser oposição significa posições frontais ao serviço das populações. e é assim andrade ferreira.

3.- militante do partido socialista. ali exerce a sua posição de acordo sempre com a consciência de homem e cristão. apoiou muitos e perdeu. outras ganhou. certamente sempre ganhou porque ele ganha quando o seu povo também ganha. é assim andrade ferreira. se não é assim que o diga o partido socialista. se não é assim que o diga o poder ou mesmo o presidente da câmara da maia ou da assembleia da maia. andrade ferreira tem sempre opinião. não é um indiferente. para as presidenciais não é calculista pode perder. apoia sampaio da nóvoa. creio.

4.- mas andrade ferreira tem ideias. não é um deserto. antes um bosque florido alimentado pelas flores que são os seus filhos e mulher. sportinguista. é pena não ser do boavista. o meu clube. ou não será pena porque assim falamos cada um da sua equipa. e não nos zangamos. josé antónio andrade ferreira possui todas estas características. de cidadão interventivo defendendo a democracia participativa. de homem metido bem no seio da vida. seja ela de pedregulhos ou de areia fina. de médico onde defende os doentes e mais até lhes dá os medicamentos por não terem dinheiro. não sei quantas consultas deu de borla. muitas certamente. não sei quantas vezes deu dinheiro do próprio bolso aos doentes para comprar comida e medicamentos. e não sei porque esconde uma mão quando dá com a outra. capacidade invulgar. médico excelente. e tudo porque é cristão. estes fazem uma igreja sem andarem a dizer que são de lá. obrigado andrade ferreira. o zé. desculpe de falar de si. sei que não queria. mas é justo.

Joaquim Armindo
Doutorando em ecologia e saúde ambiental
Mestre em gestão da qualidade
Diácono da diocese do porto

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *