Notícias Maia

ARDACM fez o seu último jogo como equipa federada

Partilhas

A ARDACM, fundada em 1991, abandonou o futsal federado, tendo realizado na Trofa, o seu último jogo.

No jogo que podia decidir o campeão e que encerrava a presença da ARDACM em competições federadas, na equipa sénior, o resultado sorriu à Slotcar que venceu por três bolas a uma, conquistando igualmente o campeonato. Os maiatos despediram-se com um honroso quinto lugar, num campeonato que estiveram sem perder da 2ª à 16ª jornada, altura em que lideravam a competição.

Na última partida a equipa visitante desperdiçou uma grande penalidade e falhou em momentos chave, o que acabou por ser decisivo e ditou o resultado final. A equipa da casa, a Slotcar, com esta vitória frente aos maiatos, venceu o campeonato na sua época de estreia, muito devido à excelente performance na ponta final do campeonato.

André Maia, atleta da ARDACM, afirmou que este jogo de despedida deixou um “sabor amargo”, revelando que a equipa podia “ter ido mais além”.

“Lutamos até ao fim pelo melhor resultado possivel, sendo que infelizmente desperdiçamos uma grande penalidade e falhamos em momentos chave”, sublinhou André Maia. “Infelizmente nas últimas jornadas fomos irregulares e terminamos em 5 lugar num campeonato incrivel em que 3 equipas ficaram igualadas em pontos no primeiro lugar. Fica o consolo de termos sido a equipa com menos golos sofridos e uma das segundas com menos derrotas”, afirmou o maiato que também realizou o último jogo pela equipa, tendo deixado palavras à Slotcar: “Parabéns ao nosso adversário pelo título na época estreia em que fez uma ponta final incrível”.

Foram ainda deixadas palavras de agradecimento e vontade de olhar para o futuro.

“Vamos agora pensar no futuro sendo que deixará de passar pelos campeonatos da AF Porto. Foi uma grande aventura e por isso agradecemos a todos que a tornaram possivel desde atletas, treinadores, dirigentes, delegados, AF Porto, Camara Municipal Maia, adversários, árbitros e forças policiais.
Nada será como até aqui e apenas uma coisa é certa…a nossa força continuará a ser a Amizade! Força amigos! Força ARDACM!”.

Fundada em 15 de julho de 1991 por Rodrigo Coelho, Maria Mota, Eugénio Vieira, Joaquim Ribeiro, António Bastos, Mário Chaves e Elvira Bastos, a A.R.D.A.C.M. – Associação Recreativa e Desportiva “Os Amigos das Crianças da Maia” é a “continuação” da extinta “Associação de Pais e Amigos das Escolas Primárias/Sede”, naquilo que respeita aos seus núcleos Desportivos, Artísticos e Culturais.

A missão definida para a criação da organização foi a de promover momentos de lazer aos seus associados e em especial às Crianças e Jovens do concelho da Maia. O alcance da proposta e dos objectivos mereceu o acolhimento e apoio dos órgãos Autárquicos, Câmara Municipal da Maia e Junta de Freguesia da Maia, disponibilizando tempos de utilização nos pavilhões municipais para a prática das actividades desportivas, uma Sede Administrativa e uma sala para os ensaios dos vários Grupos de Dança, Expressão Corporal, Canto e Teatro.

O crescimento nos primeiros anos foi exponencial e a ARDACM chegou a movimentar mais de uma centena de atletas. Foi com especial orgulho que os seus fundadores e associados assistiram ao sucesso das suas equipas de futsal (escalões de iniciados, juvenis, juniores, seniores masculinos e femininos) e às actuações dos seus grupos de dança nos mais diversos eventos, especialmente da Juvedance que ainda hoje é uma referência na área.

Esta época 2018/2019 marca a despedida dos campeonato da AF Porto onde a equipa é  das mais antigas em actividade (desde 1995), estando ainda em aberto a continuidade da equipa apenas ao nível concelhio.

A equipa é constituída na sua maioria por atletas que estão no clube há mais de 15 anos. As cada vez maiores exigências que se colocam a uma equipa federada, estão na origem da decisão de suspender a atividade federada, ficando o sonho de num dos próximos anos ser criada uma equipa de camadas jovens, onde os filhos dos atletas possam seguir a história dos seus pais.

Palmarés:

• Época 1993/94 e 1994/95 – Juvenis Masculinos vencedores do prestigiado “Torneio Vitor Baía”
• Época 1998/99 – Seniores Masculinos – título de campeões de série e vice-campeões da 2ª Divisão Distrital com a consequente subida à 1ª Divisão Distrital A.F.P.
• Época 2000/01 – Séniores Masculinos – título de campeões de série e vice-campeões da 1ª Divisão Distrital com a consequente subida à Divisão de Honra da A.F.P.
• Época 2003/04 – Séniores Masculinos – vice-campeões da 1ª Divisão Distrital Série1 com a consequente subida à Divisão de Honra da A.F.P. Dança
• Organização do Corso Carnaval na Maia em 1994
• Participação em diversos programas televisivos a partir do ano 2000
• Participação há vários anos nos mais diversos festivas, com especial destaque no Festival Danças Urbanas das Festas do Concelho da Maia

COMENTE

Partilhas

Newsletter

E-mail
Top