Arranque do Projeto Payt, parceria Lipor/Maiambiente

A Lipor e a Maiambiente, Empresa Municipal do Ambiente do Município da Maia, iniciaram, em Julho de 2014, a implementação no terreno do Projecto-piloto PAYT (Pay As You Throw – Pagar pelos Resíduos Produzidos).

Os grandes objectivos do projecto consistem em potenciar a Prevenção de Resíduos, o Consumo Sustentável, a Reciclagem e a Valorização Multi-material, através de um sistema que garanta a equidade e sustentabilidade financeira.

Para este efeito e de modo a dar resposta às diferentes tipologias de habitação, foram colocados Ecopontos Inteligentes na Via Pública (do tipo Cyclea e Molok), assim como nos Compartimentos (Casas do Lixo) das habitações em altura. Estes equipamentos permitem identificar o utilizador e relacioná-lo com os resíduos que produz, possibilitando, assim, a monitorização do processo e a definição de acções de sensibilização e informação direccionadas a cada público-alvo.

A integração das soluções Inteligentes PAYT e do projecto “Ecoponto em Casa” permite promover a Optimização e Eficiência, perspectivando-se uma redução dos custos operacionais e a maximização da prevenção e reciclagem de resíduos.

Em simultâneo está a ser desenvolvido, em parceria com o ERSAR, um modelo tarifário PAYT que permita dar cumprimento às orientações definidas pela Entidade Reguladora e que seja indutor de mais e melhores práticas ambientais para o cidadão.

Fonte: local.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *