As Pessoas Motivadas

Caros leitores

Desde o início da minha colaboração com o Notícias Maia, que a minha mente reclama um artigo sobre a motivação por ser um assunto que, particularmente, me sensibiliza, talvez por conhecer a realidade Nórdica, nomeadamente a Alemã e, independentemente do que se possa pensar ou opinar sobre os Alemães, os mesmos estão sempre motivados e sempre empenhados na realização de qualquer tarefa.

Mas quem são ou, o que são, pessoas motivadas? São pessoas que estão direccionadas para a acção, pessoas que quando sentem, ouvem ou vêem um problema, o interiorizam, sentem-no como se fosse seu, e apontam como objectivo um único caminho… a solução.

São pessoas que não ficam a aguardar o que vai acontecer; são proactivas, mexem-se, fazem perguntas, questionam, marcam a diferença, seja numa empresa, organização, escola, clube, ou em qualquer situação-problema que lhes seja colocado.

Enquanto uns reclamam, choram, procuram culpados, bodes expiatórios, lançam invejas, levantam situações de escárnio e maldizer, outros, os ditos motivados, agem, assumem-se, envolvem-se, comprometem-se e sorriem perante o problema e, por vezes até, perante a própria adversidade.

As pessoas motivadas fazem tudo com muita atenção, vão ao pormenor, ao mínimo detalhe, e, finalizam, sempre, o que iniciaram; não deixam as “coisas” a meio, vão até ao fim, informam sobre o desenrolar dos trabalhos e, com estas acções, conseguem dar segurança aos “stakeholders”. São essas as pessoas que fazem a diferença.

As pessoas motivadas são aquelas que executam mas, também, apoiam, ajudam, colaboram e participam com todas as partes interessadas. São as pessoas que arranjam sempre tempo, quando outras se dizem demasiado ocupadas para colaborar. Nunca olham para o relógio e estão sempre disponíveis para fazer a diferença… SIM, fazem a diferença!

Mas qual será o motivo que as faz agir desta maneira? O que as move ou sustenta?

Na vida todos temos concorrentes com qualidades semelhantes às nossas: os mesmos estudos, capacidades, a mesma maneira de agir, modo de pensar, etc. No mundo empresarial, muitas empresas/organizações praticam os mesmos preços, têm a mesma capacidade de distribuição, o mesmo atendimento e soluções pós-venda, etc. No fundo, várias situações em tudo semelhantes, que nos criam, por vezes, vários constrangimentos. Apenas pessoas motivadas (para a acção) podem fazer a diferença neste mercado pessoal e profissional, de dimensões tão agressivas e competitivas. Ora, sendo estas pessoas motivadas, acabam por ser, na realidade, as que mais ganham, seja ele respeito e/ou admiração, assim como a gratidão das pessoas, e que não esperam recompensas. São pessoas que actuam motivadas para a acção e isso é, mais que suficiente pois … fazem a diferença !!

Francisco Martins da Silva
(Engenheiro e Professor do Ensino Superior)

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *