Autocarros elétricos e a gás natural da STCP entram em circulação - Notícias Maia

Notícias Maia

Autocarros elétricos e a gás natural da STCP entram em circulação

Partilhas

A STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto iniciou a 20 de abril de 2018 o “Início da Operação na Rede STCP dos autocarros 100% elétricos e da nova geração de autocarros movidos a gás natural” colocando, nesta primeira fase, três veículos em circulação (dois elétricos e um a gás natural comprimido).

De recordar que desde o início de 2018 que a STCP está sob gestão dos seis municípios onde a empresa opera (Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo).

Até ao ano de 2020, serão integradas mais 185 viaturas “verdes” na frota da STCP, que perfazem um total de 188, das quais 15 são movidas a eletricidade e 173 a gás natural.

Em 2018 chegará a totalidade dos 15 autocarros elétricos. Os autocarros a gás natural serão entregues nas seguintes quantidades por ano: 35 em 2018, 60 em 2019 e 78 em 2020. Os novos autocarros 100% elétricos entrarão imediatamente em circulação nas Linhas 201, Aliados-Viso, 302 Circular Aliados-Damião Góis e 303 Circular Praça-Constituição.

Com esta renovação de frota a STCP pretende prestar um serviço mais eficiente, em termos económicos e ambientais, através de uma redução significativa de emissões de carbono, estando ainda a contribuir ativamente para que Portugal atinja as metas propostas em termos de eficiência energética.

Com um investimento no valor de 47,5 M€, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto passa a deter um conjunto de viaturas mais limpas, mais eficientes energeticamente e economicamente. O projeto foi cofinanciado pelo PO SEUR Portugal 2020 – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O Presidente da STCP, Paulo de Azevedo, sublinha que “com esta operação, estamos a aprofundar a nossa política de responsabilidade social. A sustentabilidade e a melhoria do serviço a prestar aos nossos utilizadores são as duas principais preocupações da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto. “Estes autocarros possuem características diferenciadoras, de modo a responder às necessidades dos seus utilizadores, tais como rampas manuais, bagageiras maiores, bancos rebatíveis, entre outras”.

COMENTE

Newsletter

E-mail
Top