Notícias Maia

Avaliação do Plantel do FC Porto para a nova época

Partilhas

213598hp21

Aquecem os motores para o arranque da I Liga, tal como é habitual a pré-época é sempre uma fase agitada, fruto das dificuldades económicas, os clubes portugueses tentam vender bem e comprar melhor.

Ora nesse capítulo o Porto é dos melhores exemplos da Europa, ainda à dias o diário desportivo espanhol ” Marca “, sublinhou essa visão de mercado que coloca o Porto como um dos clubes que melhor maximiza o potencial dos jovens jogadores na Europa.

Feita esta introdução, os desafios para esta época são, tal como habitual, elevados, substituir James mas sobretudo Moutinho não é tarefa fácil. Na época que terminou, pela primeira vez desde há muitos anos, penso que o FC Porto tinha menos soluções do que o Benfica no seu plantel, a sua estrutura sólida fez a diferença!

Este ano, o Porto quer melhorar em toda a linha, nomeadamente nas competições europeias, para isso precisa de um plantel que dê garantias. Se na baliza e na defesa podemos esperar sectores sólidos e até mais rotinados, a experiência de Helton, e a capacidade física de Mangala ( um dos melhores defesas da europa ), já no meio campo temos de esperar para ver.

Hoje alguma imprensa desportiva garante que Fernando mantém-se no plantel, caso se verifique será muito importante visto que não existe mais nenhum jogador com as mesmas características no plantel, já a luta mais intensa adivinha-se que seja pelo lugar de Moutinho. A reputação de Herrera faz crer que foi contratado para o lugar, apesar disso Defour parte em vantagem no que toca a rotinas de jogo e a sua assistência espectacular no jogo com o Marselha demonstra que não atirou a toalha ao chão.

Josué parte em vantagem no que toca ao conhecimento que Paulo Fonseca tem sobre o seu jogo, contudo face à concorrência terá de trabalhar muito, até Carlos Eduardo procura uma vaga visto que o lugar de Lucho, pelo menos no inicio da época, não parece estar ao alcance dos restantes companheiros.

Por fim, no ataque, sector onde a meu ver o Porto tem de mostrar mais atributos esta época, temos um Kelvin motivadissimo ( dizem que vai usar o número 92 ), um Iturbe mais confiante e mais maduro, com um estilo de jogo a pensar mais no colectivo. Ghilas parece-me ser uma excelente alternativa a Jackson, quer para acrescentar concorrência pelo lugar, quer para o substituir a médio prazo, visto que um jogador do seu nível não se deve manter por cá muito mais tempo.

Muita curiosidade por ver mais uma pérola Colombiana ( Juan Quintero ), a aguardar por saber se Bernard será ou não reforço, seria uma mais-valia quer para o FC Porto quer para a I Liga dando outro tipo de argumentos para a Champions.

 

Nota: Muito interessante a escolha da Colômbia para uma digressão de pré -época, um mercado em crescimento e responsável pela maioria dos acessos do resto do mundo ao site dos dragões.

 

Saudações desportistas!

 

COMENTE

Partilhas
Top