Bragança Fernandes iniciou a campanha oficial com um dia dedicado ao ambiente e à qualidade de vida

No passado dia 17 de Setembro, primeiro dia de campanha oficial para as eleições autárquicas, a coligação Sempre Pela Maia, elegeu como tema o Ambiente e a Qualidade de Vida.

Depois de uma manhã em contacto direto com a população, a comitiva encabeçada pelo candidato à presidência da Câmara Municipal, Bragança Fernandes, e pelo candidato à Assembleia Municipal, Luciano Gomes, realizou uma visita à Maiambiente, E.M. onde foram apresentadas as atividades e os resultados dos últimos quatro anos, bem como os projetos desta empresa municipal para os próximos tempos.

Nesta visita destacou-se a inauguração das novas instalações da empresa em 2009, o alargamento a 100% da recolha seletiva porta-a-porta e a recolha seletiva de óleos alimentares. Destacou-se também a recolha de roupa e calçado, referindo a conversão destes resíduos em apoio social, bem como a recolha de resíduos junto de cidadãos com deficiência, o alargamento da área de limpeza pública do concelho, a modernização da frota com viaturas movidas a energias alternativas e os vários prémios nacionais e internacionais de boas práticas ambientais.

Para o futuro, a Maiambiente, E.M. pretende desenvolver um conjunto de projetos que visam o alargamento da área de limpeza pública regular, a construção de um ecocentro aberto 24 horas, 7 dias por semana, a internacionalização dos seus serviços, assim como o projeto PAYT (Pay As You Throw) entre muitos outros.
Nesta visita Bragança Fernandes deixou bem patente a importância da política levada a efeito no âmbito do alargamento da recolha seletiva a todo o Concelho, aumentando assim a recolha de resíduos sólidos recicláveis e reduzindo a recolha de resíduos sólidos indiferenciados. Além de constituir uma boa prática ambiental, resulta também na redução dos custos de tratamento dos resíduos, donde se obtém uma assinalável poupança para o Município.

A tarde continuou com uma visita ao Complexo Ambiental da Quinta da Gruta.

Nesta estrutura municipal foi visitada a Escola de Educação Ambiental, frequentada anualmente por milhares de jovens, que, a par com os restantes valências do Complexo (hortas biológicas, quinta de animais, compostagem), com o recém inaugurado parque infantil e as piscinas municipais ao ar livre, constitui um espaço de excelência, tanto em termos de educação ambiental, como de lazer.

É também na Quinta da Gruta que se coordenam os diversos parques e outros espaços verdes do Município, bem como a organização de visitas guiadas e outras ações de educação ambiental abertas a todos os munícipes, com especial atenção às crianças e jovens.

O candidato Bragança Fernandes destacou da política de ambiente do Município, entre muitos outros aspetos, as centenas de talhões para o cultivo de hortas biológicas, tanto para subsistência, como no âmbito do desenvolvimento de hábitos de alimentação saudáveis, totalmente utilizados e com vastas listas de espera. Referiu, ainda, o programa “Uma horta em cada escola” como um excelente instrumento de pedagogia ambiental destinado aos milhares de alunos de todos os estabelecimentos de ensino do Concelho.
O Complexo Ambiental da Quinta da Gruta acolhe, ainda, o Núcleo Regional do Porto da Quercus.

Prosseguiu a tarde com a visita ao futuro Parque Urbano da Ponte de Moreira, uma estrutura que se desenvolve ao longo da margem maiata do rio Leça, com mais de 3ha, orçamentada em 150.000 euros. Segundo Bragança Fernandes, este parque, juntamente com mais dois (Quinta do Mosteiro e Maninhos 2ª fase) que se pretendem construir em breve, vão completar a vasta rede de parques e jardins do Município, rede que coloca a Maia acima do rácio de espaços verdes defendido pela Europa.

O candidato à Câmara pela coligação Sempre pela Maia referiu ainda, no âmbito do ambiente, a distinção do Município da Maia, pela sétima vez consecutiva, com o galardão “Bandeira Verde” – Município Eco XXI, obtendo, este ano, a maior pontuação de sempre.

O dia terminou, tal como começou, com ações de rua em contacto direto com a população.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *