Câmara da Maia tem a menor dívida do Grande Porto

Os últimos anos têm sido de contenção financeira, obrigando a que as Câmaras Municipais adotem uma política de rigor, ou até mesmo de apertar o cinto, para abater dívidas a longo prazo. No que concerne a endividamento no Grande Porto, a Câmara da Maia lidera no desafogo de responsabilidades, apresentando o valor mais baixo.

Na liderança dos municípios com mais dívida, encontra-se Vila Nova de Gaia com uma dívida de 164 milhões de euros. Gondomar aparece de seguida com dívida a ascender a 98,5 milhões e a seguir, mais abaixo Matosinhos, que tem uma dívida de 54,2 milhões. Valongo, aparece ainda com menos dívida no valor de 38,2 milhões, e Porto, de 33,3 milhões. Maia tem uma dívida a longo prazo de 29,5 milhões de euros, 

Apesar de ter a maior dívida, Vila Nova de Gaia merece destaque no que respeita ao abate da dívida realizado até o fim de 2016. Gaia conseguiu mesmo a maior redução de dívida a nível nacional, no ano passado, em 23 milhões de euros, tendo desde 2012 reduzido para metade o endividamento. Nas restantes autarquias, surgem os municípios de Gondomar, com uma redução de dívida de 11,7 milhões, Porto (com 9 milhões), Maia (com 7,3 milhões de euros), Matosinhos e Valongo (com 5 milhões).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *