Notícias Maia

Castêlo da Maia vai disputar Liga Europeia de Goalball

Partilhas

O Castêlo da Maia Ginásio Clube estará presente na 4.ª Etapa da Liga Europeia de Goalball, que se realizará em Lisboa nos dias 16, 17 e 18 de Março de 2018.

A modalidade de Goalball aparece no concelho da Maia, integrada na secção de Desporto Adaptado do Castêlo da Maia Ginásio Clube. Projecto que existe desde setembro de 2015 e que têm sido uma referência na área. Uma aposta nas modalidades coletivas, caso raro em Portugal, nomeadamente o Goalball, modalidade para a deficiência visual e o Voleibol Sentado, modalidade para a deficiência física.

No que trata ao Goalball, na época 2016/2017, o Castêlo da Maia sagrou-se vice-campeão nacional, posição que lhe garantiu o acesso à maior competição europeia de clube da modalidade.

A modalidade, também conhecida por golbol, existe desde 1946, inventada por Hanz Lorenzen e Sett Reindle, um austríaco e um alemão. O jogo é praticado por atletas que possuem deficiência visual. Cada equipa joga com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.

A perceção dos atletas é realizada através de tato e atudição, contando por isso com uma bola que possui guizos e linhas táteis no chão. O jogo pede elevados níveis de concentração,  sendo por isso importante silêncio durante a competição.

COMENTE

Partilhas

Newsletter

E-mail
Top