Notícias Maia

Chuva, frio e vento forte durante os próximos dias

Partilhas

Até pelo menos ao final da semana, são esperados períodos de precipitação, ventos fortes, neve e agitação marítima. Todo o território vai estar sob aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O bom tempo que se fez sentir na semana passada, parece ter sido sol de pouca dura e março vai começar debaixo de chuva e vento forte. A causa é da depressão Emma, uma região depressionária centrada a oeste do Arquipélado dos Açores e que vai afetar o estado da metereologia durante, pelo menos, uma semana.

Segundo comunicado do IPMA, está previsto que uma “região depressionária com vários núcleos centrados a norte e/ou a noroeste dos arquipélagos dos Açores e da Madeira aos quais estão associados sistemas frontais, irá afetar o estado de tempo” em Portugal Continental.

Quanto as temperaturas, a previsão aponta para que as máximas desçam cerca de 6 graus, situando-se então entre os 14ºC e 16ºC no litoral, e os 10ºC e 13ºC no interior. Estão previstas temperaturas mínimas de 5ºC graus centígrados.

O IPMA refere que está prevista a ocorrência de “precipitação contínua com início no dia 26 na região Sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e que pode ser especialmente forte no dia 28”. Poderá também ocorrer a queda de neve, na cota de 800 metros nas regiões Norte e Centro.

Por sua vez, o vento irá soprar forte nas terras altas e a partir do dia 28, “prevê-se um aumento da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h nas terras altas”.

Já quanto à agitação marítima, “irá também aumentar a partir de dia 28, quarta-feira, com ondulação de sudoeste com 4 a 5 metros de altura significativa, em especial a sul do Cabo Mondego, prevendo-se que chegue a 6 metros no litoral da região Sul no dia 01, podendo atingir 12 metros de altura máxima”.

Refira-se ainda que a atmosfera estará carregada com céu muito nublado, forte instabilidade, com possibilidade de aguaceiros fortes, trovoadas e granizo.

COMENTE

Partilhas

Newsletter

E-mail
Top