Notícias Maia

Deputados do PSD querem que Variante à EN 14 seja uma prioridade

Partilhas

Um grupo de deputados do PSD eleitos pelos círculos eleitorais do Porto e de Braga, entre eles a deputada maiata, Emília Santos, subscrevem um projecto de resolução para que o Parlamento declare “prioritária” a execução da variante à Estrada Nacional 14, entre os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia, “dado o seu carácter absolutamente decisivo para o elevado índice industrial situado a norte da Área Metropolitana do Porto e na área sul do Vale do Ave”.

O Projecto de Resolução deu entrada na Mesa da Assembleia da República, esta terça-feira, 4 de Fevereiro, e surge depois de ter sido tornado público o relatório final do grupo de trabalho para as Infraestruturas de Valor Acrescentado (IEVA) que aponta, no sector rodoviário, as acessibilidades na EN14 entre Vila Nova de Famalicão e a Maia como “um dos 23 projectos prioritários, seleccionado em 6 lugar e como um projecto complementar à RTE existente”, justifica o documento.

Numa nota enviada à comunicação social, Emília Santos recorda que o relatório técnico foi elaborado por um grupo de trabalho externo ao Governo. Por isso, espera obter não só o voto favorável dos deputados da maioria, como também dos outros partidos. “Esta é uma infraestrutura há muito reclamada pelo forte tecido empresarial dos concelhos envolvidos, empresas que lidam diariamente com o estrangulamento rodoviário que constitui a Estrada Nacional 14, levando muitas delas a equacionar a sua deslocalização para outros concelhos”, afirma.

Tendo em conta a actual situação do país, os deputados subscritores admitem que o projecto base, concluído e aprovado desde o final de 2011, possa ser rectificado no sentido de reduzir o seu custo.

Fonte: Jornal “Primeira Mão”

COMENTE

Partilhas
Top