Equipa do AECM conquista medalha de Ouro nas Olimpíadas de Física

A equipa do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, constituída pelos alunos Diogo Rodrigues e Gonçalo Rodrigues, do 9ºB, e Diogo Gomes, do 9ºH, conquistou a Medalha de Ouro na categoria A da Final Nacional das Olimpíadas de Física que decorreram de 5 a 6 de junho no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

O apuramento para a Final Nacional das Olimpíadas de Física realizou-se no dia 18 de abril, para a Zona Norte no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a conquista pela equipa do AECM de uma medalha de bronze na Fase Regional.

As provas, com componente Teórica e Prática, testaram o conhecimento e capacidade experimental em Física dos melhores alunos na Fase Nacional da categoria A (9º ano).

Foi neste contexto que, acompanhada pela professora Maria Manuela Vale, a equipa arrecadou o mais alto galardão – Ouro nas Olimpíadas de Física, entregue pelas mãos do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário na cerimónia que decorreu no dia 6 de junho no Museu da Eletricidade, em Lisboa, sobre o patrocínio da Fundação EDP e da Sociedade Portuguesa de Física. A cerimónia contou ainda com a participação da Presidente da SPF e dos representantes do Museu da Eletricidade, da EDP, da Ciência Viva e da Delegação Sul e Ilhas da SPF.

A  Associação de Pais da Escola Secundária do Castêlo da Maia, sob a forma de comunicado, felicitou os três jovens “que deram o seu melhor e honraram mais uma vez a Escola, os Professores e os Pais, que contribuíram para o sucesso alcançado”.

Seguir-se-à a tentativa de qualificação para representar Portugal na European Union Science Olympiad (EUSO), que decorrerá em 2017 em Copenhaga, na Dinamarca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *