Notícias Maia

Escola “Descoberta da Música” vai participar na apresentação do Happy Maia

Partilhas

Será já no próximo Sábado, dia 29 de Novembro, que será feita a apresentação daquele que por muitos é tido como o “melhor video jamais feito sobre a Maia”. A cerimónia de apresentação pública terá lugar no Fórum da Maia e a entrada é livre. O Notícias Maia associou-se a este evento e divulgará nos próximos dias algumas das estrelas deste evento.

Começamos pela escola “Descoberta da Música”, que teve início no ano de 2005, quando os professores José Maia e Filipa Silva iniciaram os seus estudos superiores na área da música. Este projeto surgiu da necessidade de criarem o seu próprio emprego e no gosto comum pela Música.

Desde o seu início, teve sempre a intenção de prestar à sociedade um ensino mais versátil da música, um ensino para todos, que contemple toda a componente curricular, tendo em conta as necessidades atuais, possibilitando um ensino que abrangesse os diversos géneros e estilos musicais, desde o clássico ao rock.

Está sediada em Gondim, junto à antiga junta de freguesia, a cerca de 1 Km do agrupamento de escolas do Castêlo da Maia e conta com aproximadamente 120 alunos, com idades compreendidas entre os 5 e os 70 anos. Assenta num ensino diferenciado por 3 disciplinas: Formação Musical, Classe de Conjunto e/ou Coro, e Instrumento, sendo os instrumentos lecionados: Acordeão, Baixo Elétrico, Bandolim, Bateria, Canto, Clarinete, Contrabaixo, Flauta de Bisel, Flauta Transversal, Guitarra Clássica e Elétrica, Órgão, Piano, Saxofone, Trompete, Violino e Violoncelo. Conta com 11 colaboradores, sendo 10 professores de instrumento.

No presente ano letivo a escola conta com dois grupos corais, um juvenil e um jovem, Orquestra, Classe de Conjunto de Guitarras clássicas e elétricas, e classes de conjunto de diversos instrumentos.

De forma conjunta ou individual a escola intervém em diversos espetáculos e eventos, deixando sempre a sua marca positiva, demonstrando um pouco do trabalho que é realizado e motivando desta forma o aluno a evoluir cada vez mais, a descobrir a música como arte performativa e de partilha social.

Participou recentemente nas Festas de Santo Ovídio e na Gala de Educação’14 – Entrega de Prémios de Mérito e Excelência escolar.

Nestes quase 10 anos de dedicação e grande evolução da escola, passou por lá muita gente, que certamente mantém boas memórias e aprendizagens concisas. Para além de aprendizagem musical a Descoberta da Música é também uma escola de valores sociais e humanos, todos os anos a escola realiza concertos de angariação de fundos para associações, tais como APPACDM e Raríssimas, tentando sensibilizar os seus alunos para as dificuldades e realidades diferentes das deles.

Fazer mais e melhor e prestar um serviço de excelência à nossa comunidade serão sempre objetivos que estarão presentes na filosofia de trabalho da Descoberta da Música.

COMENTE

Partilhas
Top