Notícias Maia

Faleceu o maiato Fernando Moreira de Sá, vencedor da Volta a Portugal de 1952

Partilhas

Fernando Moreira de Sá, que venceu a Volta a Portugal de 1952 com a camisola do FC Porto, morreu aos 85 anos, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Nascido a 12 de junho de 1928, na Maia, Francisco Moreira de Sá começou a sua carreira aos 17 anos no FC Porto, único clube que representou, tendo sido um dos melhores ciclistas da sua geração, nas décadas de 40 e 50.

Fernando Moreira de Sá teve o ponto mais alto da sua carreira desportiva com a vitória na Volta a Portugal de 1952. Destaque ainda para a vitória no Campeonato Nacional em 1950 e para cinco títulos de campeão regional de fundo.

O corpo está em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, na cidade da Maia e o funeral realizar-se-á sábado, dia 12 de abril, às 15:30, no mesmo local.

“A Federação Portuguesa de Ciclismo endereça as mais sentidas condolências à família enlutada”, refere a nota publicada pela federação no seu sítio oficial na Internet.

Por seu lado, o único clube que representou, o Futebol Clube do Porto, na sua página oficial no Facebook, recordou Fernando Moreira de Sá, com as seguintes palavras:””A Locomotiva”, nome pelo qual ficou conhecido, parou. Vencedor da Volta a Portugal em 1952 e melhor contra-relogista ibérico durante quase uma década, Fernando Moreira de Sá morreu hoje, aos 85 anos. Desde os 17 anos, o Futebol Clube do Porto foi o seu primeiro e único clube. R.I.P.”

Por Agência Lusa (adaptado)

COMENTE

Partilhas
Top