Festarte arranca hoje em Leça da Palmeira

É já hoje, dia 25 de Julho de 2014, que arranca a 17ª 17ª Edição do Festarte (Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos). Trata-se de uma organização do Rancho Típico da Amorosa.

O programa inicia-se com a cerimónia de hastear de bandeiras e hinos nacionais que terá lugar no Parque Engenheiro Pinto de Oliveira (junto à igreja paroquial de Leça da Palmeira) a partir das 18h00.

Na edição deste ano participam os grupos:
– Grupo de Danças Tradicionales de Lá Unive Tec Nor de Ibarra-Equador;
– La Poulido de Gemo – França;
– Małe Podlasie Folkdance Ensemble – Polónia;
– Folk Dance Ensemble “Pastrina” – Montana – Bulgária;
– Grupo de Proyeccion Folklorica Kamuc – Costa Rica;

O programa de sábado, dia 26, será preenchido com um desfile e animação na Rua Heróis de França e Rua do Godinho, junto à Lota de Matosinhos. À noite os grupos estrangeiros participam em festivais em vários pontos do Norte e Centro País.

No dia 27 (domingo) haverá o Festival Internacional de Folclore de Leça da Palmeira, no Parque Eng.º Fernando Pinto de Oliveira. O programa incluiu Missa na Igreja Matriz (10h30), desfile etnográfico (14h30), recepção na Junta de Freguesia de Leça da Palmeira (15h00) e início do festival (15h30).

Além do organizador e dos grupos estrangeiros, o festival conta com a participação do Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros (Viseu), Ronda Típica da Meadela (Viana do Castelo), Grupo Folclórico de Ereira (Montemor-o-Velho) e Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (Esposende).

Ainda na noite deste mesmo dia haverá o baile folk que constituiu a abertura das oficinas de dança. Esta actividade decorrerá nas instalações da Escola Secundária da Boa Nova (Leça da Palmeira).

Na segunda-feira, entre as 10h30 e as 12 horas, os grupos estrangeiros farão animação pelas ruas de Matosinhos, seguindo posteriormente para os Paços do Concelho, onde haverá a recepção oficial.

Ao final da tarde e à noite, os grupos farão animação no Jumbo do Marshopping (Bulgária), Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo (Equador e Polónia) e Feira de Artesanato (Costa Rica).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *