Notícias Maia

Hoje, o meu deus é Charlie

Partilhas

“A guerra é o jogo supremo porque representa, em última análise, o romper da unidade da existência. A guerra é deus.”

  Cormac McCarthy in “Meridiano de Sangue”

Foram várias as vezes que reflecti sobre a intenção de escrever um texto de tudo isto.  Reflecti por não querer que este texto parecesse apenas mais um que, para “aproveitar” a natural atenção do público a este momento, resolvia escrever algo para parecer bonito, ou para como alguns, parecer (como é o caso de uma senhora com responsabilidades europeias) ridículo. Contudo, após toda a reflexão e levando eu já alguns anos de escrita em blogs e jornais, senti-me na obrigação de me solidarizar com todos os franceses, neste que é um momento de enorme perda para todos.

Ontem, em França, sofremos um dos mais bárbaros ataques à liberdade da Europa. Quando tentam intimidar e calar a imprensa, ficamos todos a perder.

Quanto à culpa, não é da Europa e das políticas europeias, não é dos franceses e não é ,de todo, dos profissionais da imprensa. Pelos vistos, a culpa é de  um qualquer deus (propositadamente escrito com letra minúscula), em que alguns acreditam e que julgam defender.

Seja lá quem for deus, seja que deus for, tenho sérias dúvidas que defenda isto.

Se isto é deus, se deus é Guerra, regressando assim ao autor da frase com que iniciei o texto, então o meu Deus é Charlie.

COMENTE

Pedro Miguel Carvalho

Pedro Miguel Sousa Carvalho, nasceu a 22 de Maio de 1989, no município da Maia, Distrito do Porto. Desde cedo demonstrou o gosto pela escrita, pela política e pelo serviço em prol dos outros. Durante o seu percurso educativo, foi suplente do representante dos alunos no Conselho-Geral e Coordenador da Comissão de Alunos de Apoio ao Ensino Recorrente Nocutrno na Escola Secundária da Maia. Exerceu também funções como Conselheiro Municipal da Juventude como representante da Escola Dramática e Musical de Milheirós, instituição onde teve aulas de Formação Musical,Piano, Guitarra, Canto, Orquestra e Teatro. Fez parte de várias direcções de campanha, nomeadamente em 2006 na campanha presidencial do Professor Aníbal Cavaco Silva, e nas últimas autárquicas na Maia. É actualmente Vice-Presidente e Coordenador do Gabinete de Formação e do Gabinete de Estudos de Assuntos Sócio-Económicos da Comissão Política Concelhia da Maia da Juventude Social Democrata. É tabmém Conselhero Regional do Porto da mesma juventude partidária. Foi aluno da 10ª edição da Universidade de Verão, organizada anualmente pela Juventude Social Democrata em parceria com Partido Social Democrata, Partido Popular Europeu e Instituto Francisco Sá Carneiro. Desde 2011 é cronista fixo do Jornal Maia Hoje. Em 2013, integrou o núcleo fixo do blog "Psicolaranja"


Partilhas
Top