Lançado Concurso Público para obra da variante à EN14

A cerimónia de lançamento do Concurso Público para a construção do troço da Variante à EN14 entre o Nó do Jumbo e a Via Diagonal, promovido pela Infraestruturas de Portugal, ocorreu hoje na Câmara Municipal da Maia. O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve presente.

É uma reivindicação antiga do Concelho da Maia, sendo que ainda no mês passado, a deputada Emília Santos, questionava o Governo, sobre as razões que levavam a que o concurso público não estivesse ainda lançado. Recorde-se que António Costa, no dia 19 de maio, durante a inauguração do Complexo Desportivo do ISMAI, avançou com a promessa de que a obra ia avançar.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a empreitada terá um preço base de 6 milhões de euros, tendo como principal objetivo a melhoria das acessibilidades ao serviço da população e tecido empresarial do concelho da Maia.

projeto EN14

O atual traçado da EN14 não corresponde com eficiência às presentes exigências de qualidade de serviço, com elevado volume de tráfego, nomeadamente de veículos pesados, que resulta do crescente desenvolvimento urbano e industrial do território.

A empreitada agora em fase de concurso, tem um prazo de execução de 270 dias e compreende, entre outros trabalhos:

A execução de uma plataforma rodoviária constituída por uma via por sentido com 3,50 metros de largura, mais 1,50 metros de berma; a construção de quatro rotundas, garantindo a ligação com a rede viária local existente, onde se destaca a reformulação do Nó do Jumbo e a construção do Nó com a Via Diagonal; a execução de restabelecimentos à rede viária local através da reposição de arruamentos; a construção de duas Passagens Superiores.

Nó do Jumbo

Nó do Jumbo

Nó com a via Diagonal

Nó com a via diagonal

 

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *