Maia acolhe a 35ª Sessão de Seleção Nacional do PEJ

A cidade da Maia vai receber, entre os dias 23 e 27 de novembro, uma das maiores plataformas de debate intercultural europeias. O objetivo da 35ª Sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ) é escolher seis alunos portugueses, de 9 escolas secundárias do país, para representar Portugal na 84ª Sessão Internacional do PEJ, em Trondheim e Røros, na Noruega. A presença de alunos do Luxemburgo, Espanha e Suécia enfatizam o ambiente de diversidade cultural que se pretende estimular.

Segundo a organização do evento, a Maia foi escolhida como o local ideal para receber a Sessão de Seleção Nacional porque é uma cidade que apoia as atividades associativas e juvenis e é de fácil acesso aos estudantes estrangeiros, duas condições ideais para se organizar um evento educativo de excelência.

Durante os cinco dias, todos os participantes terão a oportunidade de desenvolver aptidões transversais a várias áreas disciplinares e de se enriquecer curricular e pessoalmente. O foco do evento é a vertente educacional, através da promoção de um sentido de cidadania ativa e de princípios como a tolerância, compreensão, espírito crítico e respeito pela diversidade cultural.

Os jovens vão debater diversas temáticas: o influxo de refugiados; o combate ao terrorismo; a subida do Euroceticismo; os tratados de comércio internacional; a política externa europeia; o envelhecimento da população e consequências; e a proteção dos monumentos culturais num ambiente de crescente urbanização.

A APPEJ conta com a parceria do IPDJ, do Conselho Europeu, do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia. Para a Maia 2016 foram celebradas parcerias com a Câmara Municipal da Maia, a Orbitur e a Socidias. O evento irá também levar os jovens ao Centro Comercial Venepor, ao Parque da Cidade da Maia, ao Complexo de Ténis da Maia e ao Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia.

O painel de oradores da Cerimónia de Abertura conta com a presença da presidente da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ), do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Bragança Fernandes, do Técnico Superior da Direção Regional Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Pedro Pombo, e de um representante da Orbitur.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *