tesla-model-3-first-ride-002-1020-0-0

Maia na corrida por fábrica da Tesla

A Maia entrou na corrida para receber a fábrica da construtora de carros eléctricos Tesla. “Estamos em contactos. Queremos que instalem aqui a sua fábrica na Europa”, revelou o presidente da autarquia, em declarações ao Negócios.

O autarca diz que o concelho que lidera tem melhores condições para acolher a unidade industrial da marca norte-americana. “Temos excelentes acessibilidades rodoviárias, metro, aeroporto, boas infra-estruturas. Em Portugal, a Maia é um oásis”, rematou Bragança Fernandes.

Foi há cerca de um mês que Elon Musk, líder da Tesla, revelou que a companhia estava a planear instalar uma fábrica na Europa e que o país seria escolhido no próximo ano. Começaram então a “chover” as ofertas geográficas. A França, por exemplo, ofereceu um local com uma central nuclear fechada, com Espanha a fazer uma proposta semelhante. A Holanda é a mais recente candidata a receber a Gigafactory2, onde serão produzidos os carros eléctricos e as baterias de iões de lítio da marca.

Este projecto pode significar um investimento de perto de cinco mil milhões de euros e a criação de entre seis e 10 mil empregos.

Portugal é um dos países que estão a ser estudados pela Tesla para a instalação da sua fábrica na Europa, tendo já havido reuniões da companhia norte-americana com o Governo de António Costa. E foram já várias as câmaras municipais que se colocaram no terreno para oferecer as melhores condições de acolhimento deste investimento. O tiro de partida foi dado pela Câmara de Torres Vedras. A autarquia de Viana do Castelo também já apresentou os seus atributos.

Fonte: jornaldenegocios.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *