Maia no Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

Foi homologada por unanimidade, na última sessão da Assembleia Municipal da Maia, na passada segunda-feira, a adesão da Maia ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. A iniciativa da adesão partiu da Câmara Municipal da Maia que ratificou a adesão na reunião camarária do passado dia 3 de julho.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de municípios, que consubstanciam o sistema urbano principal da Euro-região Norte de Portugal-Galiza.

Com esta incorporação, o município maiato reforça as relações de cooperação com as cidades que integram o Eixo Atlântico que abarca um grande território euro-regional, do Noroeste Peninsular, com relações e afinidades linguísticas, geográficas e históricas seculares.

Os propósitos e objetivos do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular passam pelo fomento da competitividade, tendo em vista a promoção da coesão territorial, social, económica e cultural.

Fazer o levantamento dos problemas, de ordem diversa, e a procura comum e partilhada de soluções para os resolver, melhorando a qualidade de vida da população, é a razão de existir do Eixo Atlântico, que concretiza o espírito de concertação e cooperação prevista na política de desenvolvimento regional da União Europeia. Afigura-se, desta forma, como mais um espaço de oportunidades para a Maia e para os maiatos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *