Notícias Maia

Município da Maia assina protocolos para a Saúde Escolar

Partilhas

Foram assinados os Protocolos no âmbito do Programa Municipal de Saúde Escolar (PMSE), entre a Câmara Municipal da Maia e as entidades parceiras, padrinhos e o embaixador (Futebol Clube do Porto).

Este Programa cumpre neste ano letivo 13 anos de existência, fazendo do concelho da Maia um pioneiro nacional nas preocupações de saúde ao nível autárquico. Tendo começado apenas com dois projetos (em 2005), o PMSE conta já com 11 Projetos de Saúde para o 1º ciclo e mais 6 workshops para o 2º e 3º ciclo. Estão abrangidas todas as escolas da rede pública do 1º ciclo, Infantários da Santa Casa da Misericórdia da Maia e as IPSS a operar na Maia.

Este Programa atua principalmente na fase mais primária da saúde: a prevenção. “É a prevenção que nos ajuda a criar uma sociedade mais saudável, começando nas crianças, e contagiando positivamente os adultos”, afirma Emília Santos, vereadora responsável pela Educação e Saúde.

O Presidente da Autarquia, António Silva Tiago, afirmou que “com estes programas o município pretende proporcionar um futuro promissor aos alunos”. Destacou ainda o interesse demonstrado pelas freguesias, neste projeto, apontando que o município pretende que estas “sejam o mais eficazes e eficientes possíveis na sua atividade”.

Diversas figuras públicas apadrinham os projetos, cara conhecidas como o chef Hernani Ermida (educação alimentar), a estilista Katty Xiomara (prevenção solar), a atleta olímpica Fernanda Ribeiro (educação postural), o piloto de Renato Pita (prevenção rodoviária) são algumas. O FC Porto é o embaixador para todos os projetos lançados.

São parceiros do PMSE os agrupamentos Escolares da Maia, a Santa Casa da Misericórdia da Maia, a ASMAN, a ACES MAIA/VALONGO, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a LIPOR, a Liga Portuguesa contra o cancro do Núcleo Regional do Norte, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP, o ISMAI, o Instituto de Biologia Molecular Celular da Universidade do Porto, a Universidade Fernando Pessoa, a Polícia Municipal da Maia e a Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar São João.

COMENTE

Partilhas
Top