Notícias Maia

Município da Maia e Waze juntos por um Almoço Escolar Saudável

Partilhas

O artista Waze apadrinha a iniciativa da Câmara Municipal “por um almoço saudável”. A autarquia abraçou a responsabilidade de fornecer almoço escolar em todas as Escolas Públicas de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico.

A Câmara da Maia abraçou a responsabilidade de fornecer almoço escolar em todas as Escolas Públicas de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, beneficiando a população, no âmbito do Programa Municipal de Saúde Escolar, de um plano especialmente dedicado à educação alimentar e ao almoço escolar, designado de “Maia Menu Saudável”. De acordo com a autarquia, “este propósito resulta no desafio diário, nem sempre fácil de alcançar, de conjugar a saúde, com as preferências das crianças”.

O lançamento teve quatro atos simbólicos. Foram eles a colocação da pulseira “Faço um Almoço Saudável” que simboliza a ambição de que todos contribuam para uma alimentação mais saudável, a colocação do pin “Promovemos um Almoço Saudável” que transmite o desejo da criação de gerações futuras mais saudáveis e felizes, a distribuição da brochura ”Fazemos um Almoço Saudável” com informação sobre o serviço de almoço escolar e a entrega dos “Individuais Saudáveis & Sustentáveis” que substituem os atuais individuais de papel por novas peças reutilizáveis e laváveis, com ilustração feita pelos alunos da Maia.

“Fazemos um almoço saudável”

Tratando-se de refeições destinadas ao público infantil, a vereadora da educação, Emília Santos, refere que “as mesmas merecem um especial cuidado, mantendo a Câmara Municipal o propósito de servir ao almoço escolar refeições completas, equilibradas e saudáveis”, pedindo ainda o “apoio e envolvimento de toda a comunidade educativa do concelho” de maneira a que este projeto alcance os objetivos a que se propõe.

Para atingir estes objetivos, a autarquia lança a cada três anos um concurso público internacional, para o fornecimento do almoço escolar nas EB1/JI públicas do concelho e avalia as ementas de cada período letivo, como propósito de manter os níveis de qualidade elevados, enquanto promove a sazonalidade e uma maior variedade. Estão também disponíveis ementas para casos de necessidades alimentares especiais, assim como alternativas vegetarianas.

São, de igual forma, realizadas  “visitas e auditorias no terreno, às cantinas e refeitórios escolares, com e sem aviso prévio”, acompanhando os alunos durante a refeição “para avaliar o seu grau de satisfação”. Este serviço está disponível num total de 37 escolas, das quais 15 dispõem de cozinhas centrais onde são confecionadas as refeições, dispondo as restantes de refeitório, segundo informação do município.

António Silva Tiago garante que “não é de agora que a Câmara Municipal da Maia considera a educação como um investimento no futuro da Maia, a bem do progresso e da qualidade de vida de todos nós”, referindo que esta é “uma das missões que, como Presidente da Câmara, cumpro com maior gosto pessoal”.

Rapper Waze vai produzir hino para a iniciativa

O artista maiato Waze, natural de Moreira, esteve presente hoje de manhã na Escola EB1/JI da Guarda, para apadrinhar o compromisso da autarquia e irá produzir um tema para acompanhar e dar corpo à iniciativa. O rapper considera que o lançamento “foi um sucesso” e deixou uma mensagem aos mais novos, já que “às vezes pode ser difícil perceber porque temos que comer tudo e porque não podemos comer só as coisas que mais gostamos, mas a longo prazo vai compensar e vale a pena fazer um esforço para consumir os alimentos que mais benefícios trazem à nossa saúde”.

COMENTE

Partilhas

Newsletter

E-mail
Top