Município da Maia recebe novamente o Galardão ECOXXI

No passado dia 28 de setembro o Município da Maia foi premiado com o galardão ECOXXI , atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, pelo décimo primeiro ano consecutivo, como reconhecimento do empenho da Autarquia no desenvolvimento de ações conducentes a um desenvolvimento sustentável, alicerçado na educação para a sustentabilidade e na defesa e proteção da qualidade ambiental.

O prémio “ECOXXI” pretende reconhecer todos os Municípios que se destacaram pelas boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível municipal.

Inspirado nos princípios da Agenda 21 Local, o “ECOXXI” avalia a sustentabilidade dos Municípios através de um conjunto de 21 indicadores que visam a caracterização de diversos setores municipais, nomeadamente ao nível da Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Ar, Ordenamento do Território, Agricultura e Turismo.

O Galardão ECOXXI é assim, hoje, um referencial nacional no domínio do desenvolvimento sustentável e um desafio irrecusável por parte das Autarquias que colocam a sustentabilidade no centro das suas estratégias de desenvolvimento.

O Município da Maia, que utiliza esta ferramenta de monitorização, que permite avaliar a estratégia de desenvolvimento do Concelho, desde o ano de 2006, superou, este ano, as expectativas, tendo obtido a melhor pontuação de sempre, alcançando um índice de 67%.

Este resultado reflete o trabalho desenvolvido, em equipa, pelos diversos serviços da Autarquia e o contributo que os técnicos têm dado a este projeto.

A cerimónia de entrega do galardão ECOXXI, decorreu, este ano, no passado dia 28 de setembro, em Cascais, no sentido de distinguir os Municípios que se propuseram a este exercício de análise e reflexão, em prol de um desenvolvimento mais sustentável.

2 comments

  1. Ajf

    Bom dia.
    Ontem dia 12 e hoje13…deviam vir medir a qualidade do ar…principalmente na zona de Gueifaes…
    IRRESPIRÁVEL…É IMPOSSÍVEL!!!
    O que me indigna é a menoridade com que tratam o tema da poluição atmosférica.
    Resíduos sólidos,muito bem…mas e a outra poluição?!…

  2. Arnado Maia

    Parabéns, mas é urgente olhar e resolver situações de esgotos e aguas pluviais em algumas zonas de Moreira, ex. Estrada n.13 entre Padrão e Rotunda do Mira Maia. Uma vergonha e prejuízos para a segurança e saúde pública .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *