Paula Duarte : A Deputada

1.- paula cristina duarte. faz anos pelo s. martinho. sempre lhe enviei um livro de presente.com alguma graça a paula dizia-me que só eu e o carlos lage lhe dávamos livros. conhecia na década de noventa. ainda era paula cristina. porque o duarte vem do seu marido. visto isso vamos chamar-lhe paula duarte. trabalhou na efacec antes de ser a secretária de narciso miranda. na câmara municipal de matosinhos. depois foi deputada na assembleia da república. em seguida esteve na camara municipal da trofa. quando a conheci foi na secção de pedras rubras do partido socialista. se não me engano foi ela quem assinou a minha ficha de filiado no partido socialista. esteve na minha campanha para presidente da junta de freguesia de moreira. Aliás ela a número dois da lista. perdi mas ela sempre me encorajou. e mais de que isso foi a pessoa que mais me apoiou e confiou em mim. isso e muito mais lhe devo. também ao narciso miranda. na altura presidente de matosinhos. a paula duarte jogou futebol no pedras rubras. futebol feminino. já se vê. o seu pai também era árbitro. trabalhava na efacec. excelente homem. aliás como a sua mãe. um dia destes falarei dele. bem merece. chama-se senhor guimarães. a paula duarte ganhou dele a ousadia. a sinceridade. a cumplicidade. a amizade. que recordo aqui e agora.

2.- a paula duarte também foi deputada na assembleia municipal da maia. durante o tempo em que também fui. lembro-me que teve de abandonar a bancada parlamentar. fez com a maior ética. abandonou porque foi desrespeitada. sim. pelo chanceler cá da maia. sempre fiel à democracia interna. para a preparação das assembleias municipais a parla duarte tinha um trato invulgar com todos e todas. sempre respeitou as opiniões de todos. mais pedia para intervir quando queria intervir na assembleia. ela que era a líder do grupo parlamentar. mas propunha e pedia. como se não tivesse poder para isso. mas era. e é. humilde. ao ponto de pedir aos restantes deputados do partido socialista. porque era solidária. porque assumia a cumplicidade. dava sempre a sua opinião. mas respeitava os interesses da maia. os interesses do seu país. os interesses do seu partido. antes dos interesses dela própria. solidária. cúmplice. disponível. recordo este caminho que vivemos juntos.

3.- na assembleia da república soube ser deputada. nunca negou defender os interesses dos maiatos e das maiatas. primeiro que tudo. mesmo do partido. nas nossas reuniões estava sempre a perguntar o que queríamos que levasse à assembleia da república. de uma humildade fantástica. lembro-me muito bem. ao contrário de que muitos lhe diziam estava sempre na tentativa da unidade. estava sempre disposta a recusar benesses para si. e sempre os interesses da maia à frente de tudo. paula duarte foi sempre uma raridade na vida política maiata. se é que há vida. pois se soubermos que a vida é tudo o que há em nós. e nos rodeia. será uma raridade na vida. já na assembleia de freguesia de moreira foi a mesma coisa. frontal. dinâmica. leal. sincera. estive em poucas reuniões nesta assembleia. pois deu lugar a outros. estava na comissão política e depois como deputada da assembleia da república.

4.- sei que ainda vem longe. sei que às vezes avançar com o nome de uma pessoa pode ser extemporâneo. mas paula duarte estava muito bem para presidente da camara da maia. certamente os coronéis do partido socialista da maia não iriam inviabilizar. ou iriam. mas os maiatos e as maiatas não ficariam mal servidos. antes pelo contrário. uma presidente na câmara da maia seria um feito ímpar. paula duarte reúne todas as condições para forjar uma unidade com partidos e a dita sociedade civil. seria mais um esforço durante um mandato. aqui se vê como é possível ter na maia pessoas capazes do diálogo e participação dos cidadãos e cidadãs. se se candidatar terá o meu apoio. seria jogar numa incerteza. mas também o que se vê de candidatos não merece referência. paula cristina duarte nascida na maia daria assim o seu contributo para a terra que a viu nascer e crescer. não seria mais um jogo de futebol feminino no pedras rubras. tenho duvidas se foi no pedras rubras ou no académico. mas também quem não tem dúvidas. seria uma aposta no que de melhor tem a maia e o partido socialista.

Joaquim Armindo
Doutorando em Ecologia e Saúde Ambiental
Mestre em Gestão da Qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *