Notícias Maia

Porto de Leixões bate recorde no transporte de mercadorias

Partilhas

O porto de Leixões, estrutura de grande importância para a região, movimentou nos primeiros 10 meses do ano, um recorde de 16,4 milhões de toneladas de mercadoras e outubro fechou como o melhor mês de sempre. 

A notícia foi avançada pelo Jornal de Negócios, que refere um crescimento de 8,1% em relação ao ano passado. de acordo com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a atividade portuária teve o seu melhor mês de sempre em outubro, tendo assim, atracado a performance recorde. O artigo refere ainda que “nos principais segmentos, destaca-se o crescimento na movimentação de granéis líquidos, com mais 1,33 milhões de toneladas acumulado até Outubro, o que revela um crescimento homólogo de 21,7%, e da carga ro-ro, que continua em alta com um crescimento acumulado de 17%”.

De referir ainda que o porto de Leixões esteve na China, na recente visita oficial da ministra do Mar, a Pequim e Xangai, tendo apresentado o novo terminal de contentores e a plataforma logística de Leixões, a potenciais investidores.

Porto de Leixões com cresce 42% no número de passageiros

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) já anteriormente em comunicado, tinha apontado para 2017 como o melhor ano de sempre para a atividade em Leixões”. Até setembro tinham sido contabilizados 83.120 passageiros e 83 escalas, face aos 58.449 passageiros e 68 escalas em 2016. Segundo a Lusa, o Porto de Leixões registou um crescimento de 42% no número de passageiros em relação a 2016.

A nota refere ainda que “o Reino Unido continua a ser o grande mercado de origem dos passageiros que visitam o Porto e o Norte de Portugal através de Leixões, seguidos pelo mercado alemão e pelo mercado norte-americano”.

COMENTE

Partilhas
Top