ng2694286

Prazo para apresentar candidaturas às autárquicas termina hoje

O prazo para a apresentação de listas candidatas às eleições autárquicas, que se realizam a 29 de Setembro, termina esta segunda-feira.

De acordo com o calendário eleitoral, divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), as candidaturas podem ser apresentadas até às 18 horas perante o juiz do tribunal da comarca com jurisdição na sede do município a que se candidatam.

De acordo com a CNE, ainda esta segunda-feira, findo o prazo para a apresentação das candidaturas, será “imediatamente afixada a relação das mesmas à porta do edifício do tribunal, com a identificação completa dos candidatos e dos mandatários”.

Na terça-feira serão sorteadas as listas e os símbolos dos grupos de cidadãos, que serão afixadas no tribunal e enviadas à CNE e ao presidente da câmara.

O juiz terá cinco dias para verificar a regularidade do processo, a autenticidade dos documentos e a elegibilidade dos candidatos, até domingo, o mesmo prazo que têm os candidatos, os mandatários ou os partidos proponentes para impugnar a regularidade do processo ou a elegibilidade de qualquer candidato.

Após supridas as irregularidades e substituídos os candidatos inelegíveis, as listas rectificadas deverão ser afixadas à porta do tribunal até dia 19 deste mês.

Tendo em vista as eleições autárquicas, o recenseamento eleitoral está suspenso desde 31 de Julho, até ao dia seguinte às eleições.

As eleições autárquicas de Setembro realizam-se pela primeira vez segundo o novo mapa administrativo de freguesias, que reduziu 1.165 freguesias, levando a alterações nos cartões de eleitor de milhares de cidadãos.

Fonte: jn.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *