Sorria… Bragança Fernandes vai-se candidatar!

Estas duas últimas semanas têm sido muito ricas em diversos eventos que mereciam destaque neste pequeno espaço de reflexão. Efectivamente, desde os assuntos futebolísticos que tão bem apreciamos como treinadores de bancada, ao Brexit, ao défice orçamental, à subida encapotada de impostos (mais uma vez!), às possíveis sanções de Bruxelas que diminuíram o peito deste Partido Socialista na Europa, escolho uma boa noticia para a Maia, mas sobretudo para a área metropolitana do Porto: Bragança Fernandes está a considerar candidatar-se à Comissão Politica Distrital do PSD no Porto!

Bragança Fernandes, reconhecido por todo o país como um dos autarcas mais experientes e bem-sucedidos no cenário nacional encaminha-se para o final do seu último mandato na Maia. A sua forma de estar na política caracteriza-se por uma proximidade fora de série que revelam uma personalidade muito distinta da maioria dos que circulam nestes meandros. Aliás, é tão diferente dos demais, que mesmo na hora de assumir candidaturas, manteve uma postura de humildade que sinceramente muito aprecio. Ao contrário do outro possível candidato, o Dr. Paulo Rios que se apressou a definir posições, imposições, condições e muitos outros “ões” que tão bem conhecemos nos políticos profissionais.

Bragança Fernandes, pelo contrário, assumiu a tentativa de reunir consensos, dentro da sua postura humilde de quem tem um plano, agenda própria, mas que sabe ouvir antes de decidir. Julgo que a tentativa de encontrar semelhanças entre estes possíveis candidatos é um mero exercício cognitivo, tal é a disparidade entre os mesmos.

No meu intimo assola-me igualmente outro aspeto que, na minha opinião, tem de ser rapidamente esclarecido: todos conhecemos Bragança Fernandes, as suas virtudes, os seus eventuais defeitos e tudo aquilo que nos pode ser capaz de proporcionar. Agora pergunto quantos de nós conhecemos o Dr. Paulo Rios, o que fez, por onde andou, mas sobretudo ao que vem?

Certo é, que tendo em conta o peso da figura que é o Eng. Bragança Fernandes, muitos já apregoam ser uma estratégia para chegar à camara municipal do Porto. Sinceramente, não sei se é, mas pelo que conhecemos do presidente Maiato sabemos que se trata de alguém de compromissos, pelo que tenho a certeza que neste momento apenas quer ajudar a melhorar a área metropolitana… O resto, o tempo o dirá!

Bragança Fernandes vai-se reunir com o seu núcleo duro, e no início do mês que agora se inicia e, nessa altura, saberemos qual a sua decisão.

Saberemos respeitar toda e qualquer decisão, porque aquilo que já deu à Maia dão-lhe a autoridade soberana de decisão.

Em todo o caso permito-me a adaptar uma expressão que tão bem caracteriza-se a Maia:

Sorria… Bragança Fernandes vai-se candidatar!

Ricardo Filipe Oliveira

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *