Notícias Maia

Um fenómeno chamado facebook

Partilhas

Indiscutivelmente, mesmo para os mais cépticos, há uma década nascia aquele que se viria a relevar um verdadeiro fenómeno no mundo virtual, que se arrastou para o mundo real.

Dez anos volvidos e a nossa forma de comunicação mudou totalmente.

Hoje, em grande parte graças ao facebook, tudo está ou parece mais próximo, amigos que não contactávamos há anos estão à distância de um click, o outro lado do mundo está no nosso computador.

Eu, com 24 anos, há quatro nesta rede social, ainda me consigo ir lembrado do tempo em que vivíamos sem facebook,  sem “o mundo na palma da mão”.

Já nenhum político ou fazedor de opinião, nenhuma figura pública, nenhum jovem, dispensa a forte presença nesta rede socia. Uma notícia chega a uma velocidade de tal forma impressionante que os jornais já chegam às bancas desatualizados.

Hoje, com facilidade se espalham mentiras e se criam heróis na rede.

Se fizemos o exercício de nos deslocar a um restaurante por exemplo, conseguimos observar que a “rede social” presente à mesa, é auxiliada pela “rede social” presente nos tablets e smartphones. Os amigos reais que ali estão presentes, são auxiliados pelas presenças virtuais na rede e, desta forma, estamos em todo o lado e ao mesmo tempo não estamos em lado nenhum.

Apesar de tudo, será que os nossos jovens hoje são mais sociáveis?

Será que têm vida para além do computador?

Será que sabem viver sem as redes socias virtuais?

As redes sociais são excelentes, e as virtuais são muito boas…mas não sabem dar abraços.

COMENTE

Pedro Miguel Carvalho

Pedro Miguel Sousa Carvalho, nasceu a 22 de Maio de 1989, no município da Maia, Distrito do Porto. Desde cedo demonstrou o gosto pela escrita, pela política e pelo serviço em prol dos outros. Durante o seu percurso educativo, foi suplente do representante dos alunos no Conselho-Geral e Coordenador da Comissão de Alunos de Apoio ao Ensino Recorrente Nocutrno na Escola Secundária da Maia. Exerceu também funções como Conselheiro Municipal da Juventude como representante da Escola Dramática e Musical de Milheirós, instituição onde teve aulas de Formação Musical,Piano, Guitarra, Canto, Orquestra e Teatro. Fez parte de várias direcções de campanha, nomeadamente em 2006 na campanha presidencial do Professor Aníbal Cavaco Silva, e nas últimas autárquicas na Maia. É actualmente Vice-Presidente e Coordenador do Gabinete de Formação e do Gabinete de Estudos de Assuntos Sócio-Económicos da Comissão Política Concelhia da Maia da Juventude Social Democrata. É tabmém Conselhero Regional do Porto da mesma juventude partidária. Foi aluno da 10ª edição da Universidade de Verão, organizada anualmente pela Juventude Social Democrata em parceria com Partido Social Democrata, Partido Popular Europeu e Instituto Francisco Sá Carneiro. Desde 2011 é cronista fixo do Jornal Maia Hoje. Em 2013, integrou o núcleo fixo do blog "Psicolaranja"


Partilhas

Newsletter

E-mail
Top