Notícias Maia

Vem aí o 22º Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

Partilhas

De 6 a 15 de outubro realiza-se a 22ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia,.

É o público, que durante mais de duas décadas, mantém o FITCM vivo e recomendável. Este Festival, organizado pela Câmara Municipal da Maia e produzido pelo Teatro Art’Imagem, é uma referência no panorama teatral português. Uma referência de consistência e uma referência de qualidade. Pelo palco do Festival, com humor muito sério, com o talento, engenho e arte de companhias, grupos e actores, nacionais e estrangeiros, tem passado a Humanidade e o Mundo. A suprema grandeza e a mais absurda mesquinhez têm sido assuntos permanentes em cena, com o único objectivo de nos levar a pensar e a pensar-nos, coisa exacta para que serve o Teatro. Nesta 22ª edição o festival vai repetir a receita: variedade e qualidade.

São trinta e um (31) espectáculos, do melhor que se faz hoje no nosso país e no mundo, para diversos gostos e públicos, dezoito (18) na rua e gratuitos. Os mais pequenos têm um programa especial aos sábados e aos domingos (16h00) no Auditório Exterior, e podem acompanhar os maiores diariamente nas sessões das 21h00 para se rirem em conjunto.

A sessão principal realiza-se sempre às 21h30 no Grande Auditório do Fórum da Maia e às sextas e sábados pelas 23h30 no Centr’Arte, espectáculos no Café-Teatro. A sessão de abertura realiza-se na sexta, dia 6 de Outubro, na Praça do Município, pelas 21h30, seguida pelo primeiro espectáculo no Grande Auditório às 22h30. Espectáculos de teatro físico e visual, de música ou multi-comédia, de texto ou sem palavras, de improviso, de intervenção do público, de clown e circo contemporâneo, de câmara e de novas linguagens, de autores clássicos (Ésquilo, Cervantes, Diderot ou Teixeira Gomes) aos dramaturgos emergentes. As 24 companhias e os artistas presentes, 9 de Portugal: Al Teatro, Boca de Cão, Eva Ribeiro, Companhia do Chapitô, Umbigo, Orla, Quatro Ventos, Oli & Mary e Peripécia e 15 estrangeiras. De Espanha, os madrilenos dos Yllana em duas produções com os Primital Brothers e os Improclan, os andaluzes da Fundición de Sevilla e do Vaivén Circo, os galegos do Sarabela e das Excêntricas e ainda Enano e Angel Frágua, que estão a viver em Portugal. Da Itália estão presentes Lucca Bellezze, Colectivo Clown e Il Cataldo, estes numa produção com a Irlanda, da Argentina a Cia Bipolar, da Nova Zeândia vem Tryggve Wackenshaw que está actualmente trabalhar em Inglaterra e da Suiça o Duo ComicCasa.

Falta acrescentar que este FITCómico da Maia é mais uma vez uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia em colaboração com o Teatro Art´Imagem que assegura a direcção artística e a produção.

COMENTE

Partilhas
Top