Notícias Maia

Vendas da Sonae cresceram 7,2% no último trimestre de 2013

Partilhas

As áreas de retalho da Sonae aumentaram as suas vendas conjuntas em 3%, para 4,6 mil milhões de euros, com um crescimento de 7,2% no último trimestre, anunciou esta quarta-feira a empresa da Maia.

As vendas preliminares da Sonae revelam uma melhoria considerável no quarto trimestre. No retalho alimentar, as vendas anuais da Sonae MC cresceram 4,1%, para 3415 milhões de euros, mas os dados relativos ao último trimestre revelam uma subida de 5,4%.

No retalho não alimentar, as vendas anuais da Sonae SR revelam uma subida de apenas 0,1%, para 1210 milhões de euros, embora entre Outubro e Dezembro se tenha registado um crescimento de 11,9%.

No comunicado enviado à comissão do mercado de valores Mobiliários (CMVM), a Sonae refere que “reforçou a sua liderança no sector do retalho em Portugal, no ano de 2013, ao registar ganhos de quota de mercado na generalidade dos seus negócios de retalho, com destaque para o Continente, Sport Zone e Worten”.

A propósito dos resultados conseguidos, Paulo Azevedo, CEO da Sonae, afirma que “o ano de 2013 ficou marcado por importantes desafios nos mercados mais relevantes para as marcas de retalho da Sonae, sendo de destacar a estabilização dos níveis de consumo na Península Ibérica a partir da segunda metade do ano”.

“A procura das famílias portuguesas por propostas de valor atractivas tem beneficiado o nosso posicionamento, que passa por oferecer uma grande variedade a preço imbatível acompanhado de uma forte actividade promocional”.

Ainda de acordo com o comunicado, no retalho alimentar, o Continente reforçou a sua quota de mercado e “ofereceu mais de 400 milhões de euros em descontos, proporcionando poupanças efectivas a 3,4 milhões de famílias através do cartão”.

Na área de retalho especializado, as insígnias da Sonae SR registaram uma segunda metade de ano em crescendo, o que “culminou num importante crescimento no quarto trimestre”, que foi de 8,9% das vendas em Portugal, com especial destaque para a Sport Zone, e de 20,8% nos mercados internacionais.

A Sonae SR investiu na expansão da rede de lojas das suas insígnias a nível mundial ao longo de 2013, tendo terminado o ano com 1127 unidades, mais 81 lojas que no final do ano anterior. A Sonae MC também expandiu a sua rede de lojas em Portugal e atingiu as 548 unidades no final do ano, sendo de destacar a abertura líquida de 70 lojas. Destas, 25 dividem-se entre lojas Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente, a que se juntam mais 45 lojas Meu Super, em regime de franchising.

Fonte: publico.pt

COMENTE

Partilhas
Top