Baixa incidência e Rt abaixo de 1 permitem continuar a desconfinar. Confira a lista do que pode abrir já na próxima segunda-feira.
O Governo aprovou esta quinta-feira, 1 de abril, o segundo passo de desconfinamento em Portugal. A baixa incidência e o Rt abaixo de 1 permitem continuar a desconfinar e a 2ª fase começa já na segunda-feira, 5 de abril.
Além disso, vai voltar a ser permitido circular entre concelhos a partir de dia 6 abril e pelo menos durante os próximos quinze dias.
O que será retomado no dia 5 de abril:
- Aulas presenciais dos 2º e 3º ciclos (e ATLs para as mesmas idades);
- Centros de dia;
- Equipamentos sociais na área da deficiência;
- Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares;
- Lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua;
- Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal);
- Esplanadas (máximo quatro pessoas);
- Modalidades desportivas de baixo risco;
- Atividade física ao ar livre até quatro pessoas e ginásios sem aulas de grupo;
Calendário mantém-se como previsto
Sobre um eventual adiamento das novas aberturas, marcadas para 19 de abril e 3 de maio, António Costa afirmou que não está a ser considerada essa hipótese, assegurando que o calendário delineado é para cumprir. “Fixámos o calendário para termos uma previsibilidade”, referiu o primeiro-ministro.
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.