O português Nuno Borges qualificou-se, pela primeira vez, para a terceira ronda de Roland Garros, ao eliminar o norueguês Casper Ruud, número 8 do ranking ATP e finalista das edições de 2022 e 2023.
Nuno Borges qualificou-se esta quarta-feira, dia 28 de maio, pela primeira vez, para a terceira ronda de Roland Garros, ao eliminar o norueguês Casper Ruud, número 8 do ranking ATP e finalista das edições de 2022 e 2023. O triunfo por 2-6, 6-4, 6-1 e 6-0, alcançado em duas horas e 17 minutos, marcou um momento histórico para o ténis masculino português.
Num encontro em que Casper Ruud apresentou limitações físicas evidentes, sendo mesmo assistido ao joelho esquerdo no final do terceiro set, Borges soube aproveitar a quebra do adversário e impôs o seu jogo com autoridade. O número 1 nacional, atualmente 41.º do mundo, somou assim a sua primeira vitória frente a um jogador do top-10 num torneio do Grand Slam.
A vitória coloca Borges na terceira ronda do torneio parisiense pela primeira vez, algo inédito entre os tenistas portugueses. Até agora, apenas Michelle Brito tinha alcançado esta fase em Roland Garros, em 2009. O atleta da Maia vai agora defrontar o australiano Alexei Popyrin, número 25 do mundo, adversário que já derrotou em 2023, no challenger de Phoenix, nos Estados Unidos.
Na primeira ronda, Borges tinha ultrapassado o francês Kyrian Jacquet, num exigente encontro a cinco sets com os parciais de 3-6, 6-7, 6-4, 6-3 e 6-3. Esta é já a sua quarta presença numa terceira ronda de torneios do Grand Slam, depois de o ter feito no Open da Austrália e no Open dos Estados Unidos em 2024.