A Comissão de Festas de Marinhais decidiu antecipar para as 23h30 de sábado a sessão de fogo de artifício prevista para as 00h30 de domingo, minutos antes da entrada em vigor da situação de alerta decretada pelo Governo devido ao risco de incêndios, gerando forte indignação e cinco ignições no local.
A Comissão de Festas de Marinhais antecipou o espetáculo de fogo de artifício das festas locais para as 23h30 de sábado, meia hora antes da entrada em vigor da situação de alerta em Portugal continental, decretada pelo Governo devido ao agravamento do risco de incêndios rurais. A decisão gerou uma onda de críticas nas redes sociais, especialmente após serem confirmados cinco focos de incêndio no perímetro do lançamento, rapidamente extintos pelos bombeiros de Salvaterra de Magos, mobilizados para o evento.
A medida de antecipação foi inicialmente comunicada através das redes sociais da comissão, onde se lia que “por imperativos de ordem legal”, o fogo de artifício teria de ser lançado antes da meia-noite. A publicação garantia que estariam “reunidas as condições de segurança para levar a cabo esse espectáculo”, mas foi posteriormente eliminada das plataformas digitais. Ainda assim, a rádio local manteve a divulgação e partilhou mesmo um vídeo do fogo, já este domingo.

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, justificou a declaração de situação de alerta com “a manutenção das temperaturas muito altas, baixos níveis de humidade e a necessidade de adotar medidas preventivas face ao risco de incêndio em grande parte do território continental”. Entre as proibições aplicadas desde as 00h00 de domingo consta precisamente a utilização de fogo de artifício ou qualquer outro material pirotécnico.
Apesar das advertências das autoridades e das condições meteorológicas adversas, a organização das festas decidiu contornar a norma, lançando o fogo de artifício antes da hora estipulada para o início do período de proibição. A decisão foi recebida com indignação por parte de vários cidadãos nas redes sociais, que acusaram a comissão de irresponsabilidade.
Marinhais, localizada no concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, esteve sob aviso amarelo no sábado, passando para aviso laranja no domingo, à semelhança de vastas zonas do território nacional, onde se mantêm elevadas restrições devido ao elevado risco de incêndio.