Notícias Maia

Aeroporto Francisco Sá Carneiro supera os 3 aeroportos galegos

Partilhas

Quem o afirma é o jornal espanhol La Voz de Galícia, referindo que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro atingiu a marca de 10,78 milhões de passageiros, mais 5,9 milhões do que Lavacolla, Alvedro e Peinador juntos.

O jornal galego refere que, se em 2001 o domínio da circulação aérea no noroeste peninsular pertencia aos galegos, agora o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, lidera destacado, principalmente porque é preferência das companhias de baixo custo, tais como a Vueling, a Ryanair ou a EasyJet. A publicação acrescenta ainda que 11% destes passageiros são galegos, ao que correspondem 1,8 milhões de viagens durante o último ano.

O segredo deste sucesso estará no modelo desenhado para atrair as companhias de baixo custo, tendo conseguido inicialmente capitalizar a preferência da irlandesa Ryanair, captando posteriormente outras companhias do setor.

Enquanto neste momento o aeroporto português já oferece 87 destinos regulares, disponibilizando os três aeroportos galegos apenas 32, está já em projeto um plano de ampliação para alargar a pista a norte, garantindo uma capacidade de 32 aviões por hora, munindo o Sá Carneiro de uma infra-estrutura preparada para receber 12 milhões de passageiros por ano.

Segundo a publicação, mantém-se em cima da mesa a hipótese da construção de um terminal ferroviário com ligação direta à Galiza.

 

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top