Esta é a segunda Operação Esplanada Segura, que fiscaliza o incumprimento de regras sanitárias, de distanciamento, lotação e permanência.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou esta segunda-feira, dia 12 de abril, uma ação de fiscalização a 248 operadores económicos, em 22 municípios de Portugal, de entre os quais o Porto e Matosinhos. Esta é a segunda ação de fiscalização em cinco dias. 

Cozinca

A ação teve como objetivo a verificação do cumprimento dos requisitos legais estipulados para os estabelecimentos de restauração e bebidas e similares, que dispõem de esplanadas abertas. Envolveu 28 brigadas e registou 19 processos de contraordenação, segundo comunicado de imprensa da ASAE.

Dos 19 processos registados, 11 estão relacionados com o incumprimento das regras de ocupação, lotação, permanência, distanciamento físico nos locais abertos ao público e violação da obrigatoriedade do uso de máscaras, e oito traduzem-se em infrações relacionadas com a atividade económica (licenciamento, livro de reclamações e RAL – Resolução alternativa de Litígios).

Foram suspensas as atividades de dois estabelecimentos retalhistas com áreas de venda superiores a 200m2, no concelho de Porto, que se encontravam abertos ao público em incumprimento do dever de suspensão de atividade. Foi também suspensa a atividade de dois estabelecimentos de restauração de bebidas, por estar a admitir clientes no seu interior e encerradas sete esplanadas em estabelecimentos de restauração e bebidas por incumprimento das regras de funcionamento das mesmas.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.