Notícias Maia

Avª D. Manuel II vai ter via dedicada a peões e bicicletas

Partilhas
Foto: Aldo Maia

ÚLTIMA HORA: A Avenida D. Manuel II, no coração da Cidade da Maia, vai ter percurso pedonal e de ciclovia. Autarquia refere que se trata “do primeiro troço de uma rede de percursos pedonais acessíveis, integrados com ciclovia, que irá ligar os principais pontos de interesse da cidade.”

A Câmara Municipal da Maia lançou hoje, dia 12 de fevereiro, o “concurso público para a empreitada de construção de percurso pedonal acessível integrado com ciclovia, na Avenida D. Manuel II, na Cidade da Maia, entre o entroncamento com a R. José Rodrigues da Silva Júnior e a Rotunda do Monumento ao Triunfo das Gentes da Maia (vulgo Portas da Maia)”, revelou hoje a autarquia.

“Trata-se do primeiro troço de uma rede de percurso pedonais acessíveis, integrados com ciclovia, que irá ligar os principais pontos de interesse da cidade”, salienta o Município, sublinhando que “este é um contributo para a ambição estratégica municipal de mudar o modo como as pessoas se deslocam dentro da cidade, tornando seguros e apelativos modos suaves de deslocação pessoal, ambientalmente mais sustentáveis”.

Autarquia com diversos anteprojetos para todo o Concelho da Maia

Em reunião de Câmara, já em 2017, a 21 de dezembro, foram analisados vários projetos que se enquadram no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia. Estão previstas intervenções que abrangem as freguesias de Águas Santas, da Cidade da Maia, do Castêlo da Maia, de Pedrouços.

Vários projetos em diferentes estágios de execução

António Silva Tiago revelou em entrevista, já em dezembo passado, ao Jornal primeira Mão, vários projetos que se encontram em diferentes estágios de execução:
Criação de uma rede estruturada de infraestruturas de parqueamento para bicicletas e implementação de ações de sensibilização acerca da mobilidade sustentável;
Prolongamento do Ecocaminho da Maia (Área de Acolhimento Empresarial da Maia I);
Promoção da Segurança e Inclusão nos circuitos pedonais no acesso aos principais equipamentos escolares;
Criação de percurso pedonal acessível e integração de percurso ciclável na Avenida Altino Coelho na Cidade da Maia;
Criação de percurso pedonal acessível e integração de percurso ciclável na Avenida D. Manuel II na Cidade da Maia;
Melhoria das condições de acolhimento das paragens de transporte público coletivo;
Ciclovia Urbana do Centro da Cidade com ligação ao núcleo urbano do Castelo;
Ciclovia Urbana de Águas Santas; Melhoria das condições de coexistência dos modos suaves, no núcleo urbano (NU) da Cidade da Maia – 1ª fase; no NU de Águas Santas; no NU de Castelo da Maia; e NU de Pedrouços.

COMENTE

Publicidade

Publicidade

media & meios

Newsletter

Top