A Benfica FM prepara-se para começar a emitir na Maia, através da antiga frequência da Rádio Lidador, mas a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) rejeitou que o projeto tenha um formato exclusivamente desportivo, por não garantir o interesse geral do auditório.
A Maia vai passar a contar com uma rádio ligada ao Sport Lisboa e Benfica. A Benfica FM ocupará a antiga frequência da Rádio Lidador e deverá iniciar emissões experimentais muito em breve, segundo avança o jornal Record. No entanto, o projeto não poderá ter o caráter temático exclusivamente desportivo inicialmente pretendido, depois de decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Numa deliberação recente, a ERC indeferiu o pedido apresentado pela empresa Bauer Media, responsável pela operação, para alterar o formato das rádios Batida FM (incluindo a da Maia) para tipologia temática desportiva. Ainda assim, o regulador autorizou a alteração da designação dos serviços para Benfica FM, nas localidades de Maia, Moita e Cantanhede.
A ERC fundamenta a sua decisão no facto de a programação proposta não garantir o pluralismo social e cultural, por estar demasiado centrada nos adeptos do Benfica. “Não é o facto de, eventualmente, o Benfica ser o clube com mais adeptos numa dada localidade que dispensa o operador de assegurar uma programação de interesse geral”, lê-se no documento citado pelo Record.
O regulador salientou ainda que não pode ignorar a influência do clube na definição dos conteúdos, o que, no seu entendimento, viola os princípios legais de independência editorial face ao poder económico, conforme estipulado na Lei da Rádio.
Apesar destas limitações, o projeto vai avançar com emissões de teste, uma vez que os estúdios se encontram praticamente prontos. A intenção do clube da Luz é que o arranque oficial aconteça em breve, embora com uma grelha de conteúdos mais abrangente do que a inicialmente proposta.