Um homem de 32 anos, residente na Maia, foi detido na Rua de Santa Catarina, no Porto, por furto em estabelecimento comercial. A detenção ocorreu no âmbito de uma ação de vigilância da PSP, que intercetou três suspeitos em flagrante.
Três homens, com idades entre os 22 e os 32 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na sexta-feira, 23 de maio, por furto em interior de estabelecimento comercial na baixa do Porto. Um dos detidos é residente na Maia, os outros vivem em Setúbal e no Porto. Têm nacionalidade argelina e tunisina.
A ação decorreu na Rua de Santa Catarina, no seguimento de uma operação de vigilância da 1.ª Divisão Policial, motivada por várias queixas relacionadas com furtos por carteirismo e métodos de astúcia. Os suspeitos foram monitorizados pelos agentes após demonstrarem comportamentos suspeitos junto de turistas. Ao não conseguirem concretizar o furto por carteirismo, dois deles entraram num estabelecimento e colocaram peças de vestuário numa saca de papel.
À saída, entregaram os artigos ao terceiro cúmplice. A PSP avançou de imediato, recuperando os bens furtados, avaliados em 138 euros, que foram restituídos ao responsável da loja – que não se tinha apercebido do crime nem da ativação do alarme.
Durante a detenção, foi ainda apreendido um alicate e um frasco de gás pimenta na posse de um dos homens. Os detidos foram presentes às autoridades judiciais e ficaram sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.