Há poucos meses atrás, os maiatos assistiram à chegada da recente obra pública da cidade, a escultura ZMORK para a Maia (da autoria de Robert Schad), uma encomenda do executivo da Camara Municipal da Maia, em homenagem à alma empreendedora do concelho.

Cozinca

As razões são meramente comemorativas, não desvalorizando as nobres intenções que levaram a executar a obra, creio que a altura da encomenda e apresentação da mesma, não foi feliz. Muitas empresas perderam capital, houveram despedimentos e muitas famílias passaram e passam por dificuldades extremas. Os 75 mil euros “gastos” nesta encomenda serviam para colmatar muitos problemas na comunidade maiata.

Qual será o papel da cultura? Será que é só enaltecer valores nobres? A chegada desta obra veio repensar como o poder local implementa as suas obsoletas políticas culturais. A população tem sede de cultura, é essencial programar constantemente concertos ao ar livre, apresentar sessões de cinema nas escolas públicas, incentivar a produção cultural local e produzir exposições mais atrativas.

A população não percebe esta obra e tem muita razão em questionar o valor despendido no projeto. O que falta fazer?

Nelson Maia, Março 2021

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.