Partilhas

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, anunciou que, na sequência da recomendação feita pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano, está a ser ponderada a utilização de duas máscaras em Portugal.

Os especialistas nacionais estão a avaliar a hipótese de recomendação do uso de duas máscaras em simultâneo, tal como sugeriu o CDC (Centro de Controlo e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos. A notícia foi avançada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, ao jornal Público.

Cozinca

“Temos neste momento dois grupos de peritos a estudar essa precaução, pelo medo das novas variantes. Já andamos a consultar os peritos regularmente há muito tempo, e a última consulta, há cerca de duas semanas, foi no sentido de manter a recomendação atual. Agora, com a nova decisão do CDC, voltámos a pedir a opinião dos peritos”, explicou.

Graça Freitas aproveitou ainda a oportunidade para tentar esclarecer as declarações proferidas no início da pandemia, afirmando que nunca menosprezou a importância do uso de máscara.

“Um dia, vamos ter todos que ir ouvir essa história de novo e ver como se tornou um mito urbano. Disse isso porque se assiste frequentemente, por estarmos com máscara, a uma aproximação demasiado grande entre as pessoas. O [que quis dizer] é que o uso da máscara não invalida o outro critério, que é uma distância física de precaução, nem invalida lavar as mãos, nem arejar os locais. Se fosse só por isso [usar máscara], muitos países já não tinham a doença”, detalhou Graça Freitas.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.