As autarquias do Porto e de Gaia reagiram e “informaram” a DGS, que a festa decorreu na noite anterior e em segurança.

Foi na manhã desta quarta-feira, depois da histórica noite de São João, que a Direção-Geral de Saúde (DGS) publicou uma mensagem a apelar ao cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 durante as festividades.

DS Crédito

As reações não se fizeram esperar, com as Câmaras de Gaia e do Porto a criticarem a publicação, que pecou por tardia, além de aproveitarem para informar a DGS de que “a noite de São João se comemora a 23 de junho, ontem, e que decorreu com um elevado nível de civismo e cumprimento rigoroso generalizado de todas as normas atendendo à situação que o país vive relativamente à pandemia”.

Na publicação da DGS, pode ler-se que “desconfinar não é relaxar”, apelando a que se “respeite as medidas de prevenção da COVID-19, como o distanciamento físico, a lavagem frequente das mãos, a etiqueta respiratória e a utilização de máscara em espaços fechados”.

“Festeje o São João em segurança. Não facilite. Cuide de si, cuide de todos”, remata a DGS.

Na reação, as autarquias sublinharam que “graças ao elevado grau de responsabilidade individual mas também às medidas tomadas pelas autarquias em coordenação com as forças de segurança, os portuenses e gaienses (mas de uma forma geral todos os munícipes dos 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto) deram um extraordinário exemplo ao país, que os presidentes Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues sublinham nesta nota”.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.