A Maia prepara-se para celebrar o início de 2026 com dois Concertos de Reis, que decorrem nos dias 10 e 11 de janeiro, promovendo a música clássica e a solidariedade numa tradição já enraizada no concelho.
Nos dias 10 e 11 de janeiro, a Maia será palco de dois Concertos de Reis que marcam o arranque do novo ano. O primeiro concerto terá lugar no sábado, dia 10, às 21h30, na Igreja Nossa Senhora da Maia. O segundo está agendado para domingo, 11 de janeiro, às 17h00, no Grande Auditório do Fórum da Maia.
O tradicional Concerto Solidário de Reis, a realizar-se no dia 10, será protagonizado pelo Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia. Nesta edição, além da componente musical, o público terá oportunidade de viver uma experiência visual imersiva, com recurso a vídeo mapping, integrando uma narrativa escrita especialmente para o momento e projetada em imagens que acompanham a atuação, de acordo com a autarquia. Este evento conta com organização da Câmara Municipal da Maia, em articulação com o Pároco António Bacelar, e reforça a vertente solidária com a recolha de bens alimentares. Os donativos serão entregues aos voluntários das Conferências Vicentinas da Paróquia de S. Miguel da Maia, destinados às famílias carenciadas da comunidade.
No dia seguinte, domingo, o Grande Auditório do Fórum da Maia acolhe o Concerto de Reis da Orquestra Clássica da Maia, sob direção do Maestro Diogo Costa. O espetáculo, com entrada livre e acesso por ordem de chegada, propõe um programa festivo e envolvente. A Orquestra junta em palco alunos e ex-alunos do Conservatório de Música da Maia, músicos profissionais e estudantes de outras escolas, num projeto artístico intergeracional.
O repertório inclui obras emblemáticas do repertório sinfónico de compositores como Johann Strauss II, Bizet, Tchaikovsky, Suppé, Dvořák e Elgar. O programa cruza géneros e estilos com peças como a “Valsa das Flores” de Tchaikovsky, a “Farandole” de Bizet ou a “Valsa do Imperador” de Strauss.


