O ISMAI passa, a partir desta quarta-feira, dia 21 de julho, a ter o estatuto de Universidade.

O concelho da Maia já tem uma Universidade. O ISMAI viu ser aprovado o estatuto de universidade e vai passar a ser denominado como Universidade da Maia já a partir do próximo ano letivo. Transitam para a instituição os ciclos de estudos acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e registados pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) a funcionar no Instituto Universitário da Maia.

Cozinca

O processo de certificação durou cerca de três anos, um tempo extenso que marca mais uma etapa na vida desta instituição de ensino privada. Já em 2014 o nome tinha sido alterado de Instituto Superior da Maia para Instituto Universitário da Maia -ISMAI.

Agora, a publicação em Diário da República, o Decreto-Lei nº 61/2021, aprova a alteração da designação do ISMAI para Universidade. No artigo 14º pode ler-se que “a Universidade da Maia é uma instituição orientada para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental”.

A entidade instituidora da Universidade da Maia é a Maiêutica, Cooperativa de Ensino Superior, C. R. L., cooperativa com sede no concelho da Maia.

A Universidade da Maia ministra 13 licenciaturas, 17 mestrados e 2 doutoramentos.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.