A olímpica Filipa Martins vai aproveitar a competição para melhorar os níveis de confiança e preparar-se para os Jogos Olímpicos em Tóquio.

Portugal vai estar representando por nove atletas nos Europeus de ginástica artística, entre os quais Filipa Martins, ginasta do Acro Clube da Maia.

A jovem aproveitará a competição para melhorar os níveis de confiança e preparar-se para os Jogos Olímpicos em Tóquio, para os quais já está qualificada desde outubro de 2019, quando garantiu o apuramento no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística, em Estugarda. Recorde-se que Filipa Martins já competiu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Os Europeus de ginástica artística vão de decorrer entre quarta-feira (21 de abril) e domingo (25 de abril) em Basileia, na Suíça.

Portugal terá quatro ginastas femininas e cinco masculinos em competição. À Agência Lusa, André Nogueira, diretor técnico, admite que Portugal parte sem ambições de conseguir mais apuramentos olímpicos na competição. “Em femininos, a Filipa Martins já está qualificada, e a Beatriz Cardoso como reserva, e no setor masculino esta equipa é ainda muito jovem”, explicou o diretor técnico.

Além de Filipa Martins e de Beatriz Cardoso, vão representar Portugal no setor feminino as ginastas Francisca Cancela e Rafaela Ferreira, enquanto em masculinos participarão os ginastas lusos Filipe Almeida, João Rios, José Nogueira, Guilherme Campos e Marcelo Marques.

A ginástica artística feminina compreende um conjunto de quatro aparelhos: saltos, trave, paralelas assimétricas e solo. As 24 melhores nos quatro aparelhos qualificam-se para a final ‘all-around’.

Em masculinos, os ginastas competem em cavalo com arções, saltos, solo, argolas, paralelas e barra fixa, seguindo os melhores para a final geral.

Filipa Martins em entrevista: “A ginástica é mesmo a minha paixão”

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.