Um homem de 25 anos foi detido pela PSP, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, por estar condenado no Brasil a mais de cinco anos de prisão por roubo com arma de fogo.
No dia 28 de julho, um homem de 25 anos, de nacionalidade brasileira, foi detido pela Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço da Polícia de Segurança Pública (PSP) no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, localizado na Maia, quando se preparava para embarcar com destino ao Reino Unido. A detenção ocorreu após o sistema informático da INTERPOL emitir um alerta com base em mandado de detenção internacional.
Segundo comunicado do Comando Metropolitano do Porto, o indivíduo tinha sido julgado e condenado no Brasil por roubo com recurso a arma de fogo, encontrando-se em fuga. A pena decretada pelos tribunais brasileiros foi de cinco anos e quatro meses de prisão.
A detenção ocorreu no posto de fronteira aérea, como parte dos procedimentos de controlo de passageiros em voos internacionais. Após a confirmação da ordem de detenção, o suspeito foi imediatamente impedido de deixar o território nacional.
O detido será presente ao Tribunal da Relação do Porto ainda esta terça-feira, para avaliação das medidas judiciais a aplicar no âmbito do processo de extradição.