Um incêndio na zona da Bajouca, freguesia do Castêlo da Maia, obrigando à evacuação de uma escola e provocando a hospitalização de um bombeiro da corporação de Coimbrões por exaustão.
Um incêndio florestal começou na tarde desta segunda-feira, 7 de julho, na zona da Bajouca, Castêlo da Maia, e rapidamente se propagou a um horto nas imediações. O fogo obrigou à evacuação da Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância da Bajouca e levou à hospitalização de um bombeiro da corporação de Coimbrões, vítima de exaustão.
No local estiveram mobilizados cerca de 60 operacionais, apoiados por 17 viaturas e um meio aéreo. As corporações envolvidas incluíram os Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, Pedrouços, São Mamede Infesta, Leça do Balio, Matosinhos/Leça, Coimbrões e Ermesinde.
Segundo o Jornal de Notícias, o incêndio teve início numa zona de mato e estendeu-se a uma estufa do Horto de Folgosa, danificando parte das suas instalações. Apesar da presença de trabalhadores no local no momento em que o fogo começou, não se registaram outros feridos.
Por precaução, a Câmara Municipal da Maia evacuou 15 crianças e dois adultos da escola mais próxima, devido à intensa concentração de fumo. Nenhuma habitação esteve em risco e, ao final da tarde, o incêndio encontrava-se já sob controlo.
Incêndio em Gemunde mobiliza um meio aéreo e mais de 50 operacionais