A conclusão do projeto de execução para a requalificação da EN14 (Via Norte), entre o nó do Regado, no Porto, e o nó de Chantre, na Maia, foi adiada para 15 de janeiro de 2026.
A Infraestruturas de Portugal prorrogou por 180 dias o prazo de entrega do projeto de reabilitação da EN14, no troço que liga o Porto à Maia, entre os nós do Regado (km 0,000) e de Chantre (km 5,285). A decisão consta de uma adenda ao contrato com a empresa responsável pela elaboração do projeto, e que foi publicada a 16 de julho no Jornal Oficial da União Europeia.
Segundo o documento, a nova data para a entrega da caracterização da situação existente e propostas de intervenção foi fixada para 3 de agosto de 2025, enquanto a entrega do projeto de execução deverá ocorrer até 16 de dezembro. A conclusão final do trabalho está agora prevista para 15 de janeiro de 2026. O contrato, adjudicado a 5 de setembro de 2024, tem um valor global de 394 mil euros e passa a ter uma duração total de 480 dias.
Em paralelo, a Câmara Municipal da Maia já adjudicou a elaboração de um anteprojeto para a transformação do troço urbano da EN14 num túnel, permitindo à superfície a criação de uma nova zona ajardinada, com espaços de lazer e uma ciclovia. O objetivo da autarquia é reduzir o impacto do trânsito no centro da cidade da Maia e devolver o espaço público aos cidadãos, promovendo uma mobilidade mais sustentável e uma maior qualidade de vida.