Partilhas

Rui Sousa, conhecido na Internet como “sousinha23”, voltou a ser motivo de orgulho para todos os maiatos.

Rui Sousa, conhecido na Internet como “sousinha23”, voltou a ser motivo de orgulho para todos os maiatos. Em Fevereiro de 2021, o jovem jogador de poker conquistou um título internacional numa competição organizada online que reuniu jogadores de todo o mundo. Não foi a primeira vez que Sousa foi destaque devido às conquistas conseguidas no poker. Em 2019, o jovem foi notícia depois de ter conseguido alcançar um honroso terceiro lugar numa competição da European Poker Tour (uma das mais prestigiadas ligas do mundo do poker).

Sousa competiu contra um total de 431 jogadores e acabou por levar para casa um prémio superior a 33 mil dólares. Ao todo, foram investidos mais de 200 mil dólares na competição. Outros jogadores de poker portugueses também participaram no torneio, mas apenas Sílvio Costa, conhecido na Internet como “silskyer”, acabou por conseguir fazer parte da tabela de premiados.

Atrás do maiato Rui Sousa ficaram jogadores como “DanielLUCKY”, da Suécia, ou “que_te_crio”, do Reino Unido.

De acordo com o site internacional de compilação de estatísticas de poker Hendon Mob, Rui “sousinha23” Sousa já ganhou mais de 900 mil dólares ao longo da carreira, fruto de diversas participações em torneios online e de caráter presencial. A sua maior conquista aconteceu em 2019, com o terceiro lugar na supracitada European Poker Tour.

Outras participações de destaque do maiato incluem um trigésimo-terceiro lugar numa competição organizada nas Bahamas. Apesar de ter ficado fora do top 30, Sousa levou para casa mais de 85 mil dólares com a competição. De acordo com a Hendon Mob, Sousa é o décimo-segundo jogador de poker português mais premiado de sempre.

Em Portugal joga-se muito e bom poker

O poker ainda não é reconhecido como um “desporto” nacional, mas talvez esteja na hora de prestar mais atenção aos craques portugueses do poker. Se na Maia o destaque é Rui Sousa, em cidades como Coimbra brilham jogadores de reputação internacional como João Vieira ou André Coimbra. Um pouco por todo o país, o poker já se transformou no passatempo favorito de muitos jovens, na sua maioria ex-estudantes universitários. São também cada vez mais os portugueses que optam por fazer do talento para as cartas profissão.

Quem também tem participado de forma ativa no fenómeno do poker português são as marcas de jogos de sorte e azar online. Em 2020, estima-se que tenham sido investidos mais de 600 mil euros por hora em serviços do género em Portugal; só no último trimestre de 2020, o setor contabilizou receitas superiores a 100 milhões de euros. Um dos sites de poker online mais populares da Internet é o Poker 888 Portugal, destino de eleição de vários talentosos jogadores de poker lusitanos. Os sites da 888 destacam-se pelas suas mesas interativas e generosos bónus sem depósito de 8€.

A viver o melhor período de sempre, o setor do poker online em Portugal foi um dos poucos que cresceu economicamente durante os últimos dois anos. A popularidade dos serviços de poker online em Portugal pode ser justificada pela crise de saúde pública que ainda hoje se vive, mas a verdade é que o fenómeno do poker não é de agora. O jogo de cartas tem estado no centro das atenções há mais de 10 anos, e o grande incentivo para o crescimento do setor deu-se em 2015.

A lei do jogo online que mudou o paradigma português para sempre

O poker já é um jogo popular em Portugal há mais de uma década, potenciado pelas transmissões televisivas de competições oficiais que chegaram a dominar a programação da SIC Radical. Entretanto, o jogo transitou do pequeno ecrã para o envolvente mundo da Internet, onde uma série de marcas emergentes tentou atrair e manter uma base sólida de jogadores. Contudo, tal só se tornou realmente possível a partir de 2015, altura em que um decreto-lei promulgado pelo Estado passou a regularizar toda a atividade do jogo online em Portugal.

O fator chave foi o do licenciamento, que garantiu que apenas sites 100% legais pudessem explorar o nicho comercial do poker online em território nacional. Para os jogadores, foi um momento revolucionário. Depois de anos passados na sombra, muitas vezes à custa de sites menos legítimos e de pouca confiança, os fanáticos portugueses do poker puderam passar a jogar com toda a segurança e autoridade que está reservada a qualquer consumidor. Simultaneamente, prosperaram as promoções, os torneios patrocinados, os canais de divulgação mediática, e até mesmo os prémios, cada vez mais elevados.

Foi neste contexto que Rui Sousa fez das cartas profissão e se tornou num dos grandes campeões da Maia. A uma conquista relevante de conseguir o seu primeiro milhão no poker, “sousinha23” continua a ser um dos grandes destaques da modalidade. Neste momento, os principais torneios presenciais de poker ainda se encontram suspensos, mas é certo que a Maia vai poder continuar a contar com um forte representante nos maiores circuitos competitivos do poker.

COMENTE

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem o NOTÍCIAS MAIA, jornal digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O NOTÍCIAS MAIA é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler o NOTÍCIAS MAIA, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar o NOTÍCIAS MAIA - e só demora um minuto. Obrigado.